Voltar à seção História Voltar à Página Principal

A HISTÓRIA DA RÁDIO LIVRE ATÉ 9 DE MARÇO DE 2008

Resenha escrita em 17 de setembro de 2002, incluindo dados do Diário de Bordo da Rádio Base.
Atualizada em 15 de setembro de 2013.

A 1440 AM carioca passou por várias alterações, ao longo da história.

No início, a rádio se chamava Mayrink Veiga, e tinha uma programação que rivalizava com as antigas Nacional e Tupi. Nos anos 60, ela foi a emissora carioca que retransmitia o programa "Cadeia da Legalidade", do então governador gaúcho Leonel Brizola. Com a deposição do presidente João Goulart e o início da ditadura de 1964, todas as rádios que transmitiam o programa de Brizola foram fechadas. Entre elas, a Mayrink Veiga.

Pouco depois, a outorga foi entregue a uma entidade católica, que criou a rádio Vera Cruz. Esta foi a primeira rádio católica da cidade, décadas antes da Catedral FM.

Em metade dos anos 70, com o fim da Vera Cruz, a estação foi passada adiante, e se transformou na rádio América 1. Esta tinha uma programação musical que concorria com as rádios Mundial, Tamoio e Ipanema, todas AM. Sua programação imitava a da rádio Jetmusic paulista. A América 1, que não tinha ligação com a América AM paulistana, pertenceu ao Sr. Orlando Negrão, hoje dono da Rede Antena 1 no Brasil, exceto da emissora carioca.

A América 1 tinha uma desvantagem: o transmissor  tinha problemas de potência e mal chegava à Zona Sul, mas chegava bem na Zona Norte.

Com o tempo, a rádio América 1 acabou. Chegou a ser vendida para o grupo O Dia, que nela fez a rádio AM O Dia. Mas esta foi revendida, e acabou se tornando na AM 1440 (o nome era esse mesmo).

Nos anos 90, a AM 1440 passou várias épocas fora do ar, por incompetência da diretoria, que sucateou a emissora, deixando seus transmissores pifarem constantemente.

Em 2001, a emissora foi comprada pelo grupo Radiodifusão Verde e Amarela, formado por empresários de diversas áreas. Voltou ao ar, adotando inicialmente o nome Rio 1440, e depois, Super 1440.

Para dar suporte e estrutura à própria rádio e à rede Jovem Pan 1, a direção da 1440 investiu no jornalismo e no esporte, contratando pessoal.

A 1440 é a primeira emissora carioca a se afiliar à rede da Jovem Pan AM paulistana.

No final de outubro de 2004, a Super 1440 passou a adotar o nome Rádio 1440 AM, e fez alterações na programação, como nos contou, no dia 8 de dezembro de 2004, o colaborador André Luis Alves de Amorim:

Mudança na programação e no nome da rádio

A rádio que era Super 1440, passou a adotar no final de outubro um de seus nomes antigos: Rádio 1440 AM.

Mudança na programação (nos últimos meses):

À tarde, ao invés de transmitir o Hora da Notícia (da Jovem Pan AM), transmite o "Informativo 1440", de hora em hora, com Tavares Borba (aquele do "Você Sabia", da Rádio Relógio).

Às 18h, a rádio, ao invés de transmitir o "Hora da Verdade" (também da JP AM), passou a transmitir o Jornal 1440, com Cláudio Ferreira, Tavares Borba e Uébert de Souza, com notícias do Rio (inclusive culturais e históricas), do Brasil e do mundo.

Na programação da rádio há o boletim "Giro Sindical", de manhã e no começo da noite; há o Informativo Cultural 1440, com Tavares Borba, durante o Batida de Samba (programa de Alpa Luís, Pedro Lucas e Arnaldo Magalhães).

E a equipe de esportes mudou. Quem comandava era o Luis Carlos Monteiro. Hoje quem comanda a equipe de esportes é o ex-Rádio Globo Luiz Carlos Silva, o Lula. Ele vem junto com Wellington Campos ("i Mire el pajarito !"), ex-Rádio Nacional, Mário Morango e equipe.

Tem o José Cunha ("Esse eu assino embaixo"), que trabalha das 9h ao meio-dia.

No começo da tarde, tem um programa político, com a participação da deputada estadual do Rio, Cidinha Campos, no telefone (não sei se é sempre assim). Mas creio que é antes do programa "Renova Rio", da Associação Luz dos Povos.

De madrugada tem o programa Jorge Baccarin, da meia-noite e meia às 5h da manhã; antes, tem o programa católico do Pe. Delair Cueva, que começa a meia-noite (não sei se é de segunda a domingo, o programa do padre).

Estes são alguns dos programas da rádio 1440 AM, sem contar que tem ou tinha o programa do Jorge Conzendei, cujo dia e horário eu não tenho certeza.

E o proprietário da rádio atualmente é o deputado federal Vivaldo Barbosa, do PDT-RJ.

1440 AM. A rádio da cidade maravilhosa.

A rádio mudou o nome outra vez, para Rádio Livre, no 1º dia de 2005.

Duas mudanças importantes aconteceram na rádio em 2006: a entrada do comunicador José Silverio, e o novo coordenador da equipe de esportes passou a ser Garcia Junior (ex-Carioca AM).

Miguel Nasseh assume programação da Rádio Livre

Estas informações de Ricardo dos Santos Delagdo Gomes são referentes à nova fase da rádio, iniciada no segundo semestre de 2007:

Miguel Nasseh, arrendatário da Rádio Manchete AM 760, agora é o novo arrendatário da Rádio Livre AM 1440. O acordo foi feito e acertado entre ele e o atual diretor Pedro Frossard Barbosa, filho de Vivaldo Barbosa. O Grupo Nasseh arrendou a emissora. Deve-se permanecer a equipe de samba de Alpa Luiz e a de esportes vai acabar dia 31/10. Miguel deve aproveitar algumas peças afastadas da Manchete aonde ele é o diretor-presidente, caso de André Rodrigues e as meninas do Alvoroço que participaram do Show de Raphael de França. E fala-se na possível volta da Cidinha Campos ao rádio e seria na Livre. Seria mais um nome de Miguel Nasseh na sua nova empreitada. E por aí vai. A equipe esportiva que vai assumir a partir do dia 01/11 ainda não sabemos qual será, mas será guardada a 7 chaves. Tenho alguns palpites de quem poderá ser a equipe esportiva da Livre que vai assumir dia 01/11:

1) A que está na Rádio RDC
2) A que está na Rádio Grande Rio
3) A que está na Rádio Brasil
4) A que está na Rádio Haroldo de Andrade

No dia 10 de dezembro de 2007, Delagdo enviou mais informações sobre a Rádio Livre:

A direção fica a cargo de Mauro Vasconcelos, não de Miguel Nasseh. Ele apenas arrendou os 1440 AM. A Rádio Livre agora é integrante da Rede Manchete de Rádio. Sobre a Jovem Pan, acredito que a Livre continuará afiliada à Rádio Jovem Pan de SP, e agora recentemente à Rádio Manchete. A programação da Livre está sendo mudada nos finais de semana, no sábado principalmente, após o Batida de Samba de Alpa Luiz, e aos domingos após o programa do Arnaldo Magalhães (integrante do programa de Alpa Luiz na Livre). A Livre está trazendo reforços, e para isso o esporte será com a equipe da Manchete, só que com uma espécie de equipe paralela à da Manchete.

Voltar ao Início Voltar à seção História Voltar à Página Principal