Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

OUVINTES ACUSAM ROQUETTE PINTO FM DE DAR RESPOSTAS MALCRIADAS

Escrito em 4 de outubro de 2009 por Marcelo Delfino.

Coisas estranhas acontecem lá pros lados da Av. Erasmo Braga. Ouvintes da Roquette Pinto FM acusam a direção da rádio de mandar respostas desafiadoras para os ouvintes que se comunicam com a rádio via Internet. Está tudo documentado na comunidade Dial Rio de Janeiro.

Ignácio

Rio ganhou as Olimpíadas, menos na Roquette-Pinto

Vou reproduzir a mensagem que enviei a senhora Eliana Caruso da Rádio Roquette-Pinto, o que tinha prometido não fazer mais, já que da última vez fui acusado por um diretor, de nome Humbero, que me mandou um e-mail dizendo que eu e essa comunidade fazíamos parte de um complô político contra a administração. Imagina, eu. Vocês me conhecem e sabem que não tenho nenhuma ligação política, sou apenas um radiomaníaco como todos nós

Prezada Senhora Eliana Caruso.
Creio que a sua rádio foi a única que não preparou uma programação musical para a disputa para as Olimpíadas. Os jornais on-line do mundo todo estão anunciando, amanhã será manchete de todos. As rádios concorrentes e as TVs estão tocando milhares de músicas que falam da cidade em homenagem ao povo carioca e a rádio que pertence ao governo do Rio-, informa sobre as olimpíadas, mas ignora na planilha musical.
Sei que a senhora faz um belo trabalho. Pude ouvir o empenho nas informações sobre o acontecimento internacional. MAs como sou apaixonado por música, acho que esse setor precisa ser melhorado. Fiquei passando pelas concorrentes. Todas, indiferente dos estilos e públicos, com Cidade Maravilhosa, Corcovado, Rio 40 Graus e milhares de outras canções de todos os estilos, já que a cidade do Rio é a mais cantada do mundo, menos na Roquette. A senhora ouviu alguma música temática? Nem eu. Hoje, tenho certeza que até o informativo Globo Repórter vai ser sobre o tema ilustrado por belíssimas canções, enquanto vocês preferiam tocar uma quantidade enorme de músicas que ninguém conhece e inexpressivas. Será que o jabá não pode dar uma trégua nem nesse dia?
Todo mundo sabia há meses, que hoje teria a escolha. Será que nem assim são capazes de se programar? Acho que a senhora está mal assessorada.

Lucia

Em defesa do Inácio

Prezados, é um absurdo que as rádios abram canais de comunicação para os ouvintes e sejam incapazes de receberem críticas. Conheço o Inácio de várias comunidades de rádio, que muito tem me ajudado na minha tese de doutorado sobre o veículo. TAmbém enviei na ocasião ( há 6 meses) uma crítica e fui respondida educadamente pela Presidente Eliana Caruso, mas de forma grosseira e ameaçadora
por uma outra pessoa que também insinuou que estivesse com interesses conspiratórios contra a direção da estação. Em solidariedade enviei um e-mail para o que anunciam no ar rrp@94fm.rj.gov.br

Prezada Senhora Eliana Caruso. Também observei que a Roquette foi a única que não fez uma programação temática incluindo músicas que falem do Rio. Estou escrevendo em defesa do Sr Ignácio, que é recebido com carinho em várias rádios, disse que não pretende mais se comunicar com a Roquette, pois foi mal interpretado e inclusive acusado, por um diretor, que respondeu e-mail, de estar fazendo parte de uma corrente política contra a rádio. Seria uma mania de perseguição? Tenho certeza que a senhora não comunga com essa corrente existente dentro de sua emissora.

Afinal, será que o ouvinte não tem nem o direito democrático de apresentar sugestões. Será que essa direção é tão ditadora assim? Os tempos mudaram...

Hugo

Também recebi e-mails estranhos da 94 FM

Também sou solidário ao Inácio e a Lúcia. Receber uma crítica como conspiração é mania de perseguição. Também era da comunidade da Roquette-Pinto que estranhamente desapareceu depois que surgiram críticas à emissora estadual de operadores e funcionários que estavam sendo demitidos. Não me toquei porque não faço parte desse grupo, mas democracia é isso aí. Só sei que entraram diretores na comunidade fazendo acusações grosseiras e depois desapareceu a comunidade que não sei quem criou, mas que eu frequentava desde 2005.
Como todo mundo que me conhece sabe, sou pesquisador musical e louco por rádio. Agora aposentado, não faço outra coisa. Gosto muito da parte informativa da 94 FM, mas a programação musical é sofrível. Mandei uma época uma planilha com as repetições com que executavam algumas músicas totalmente desconhecidas e sem grandes "veias artísticas". enquanto sentia falta de novos "talentos" e grandes nomes da MPB.
Isso que o Inácio relata também acontece comigo. Também recebi um e-mail, que dizia que na rádio não existia jabá. Só que isso já devia estar no subconsciente deles, pois sequer mencionei isso. O que levantei apenas foram os critérios ( gosto) musical da diretoria da casa. O e-mail em tom ameaçador pedia meus telefones, CPF, identidade... Imagina, em que rádio te pede isso num Fale Comigo onde o objetivo é apenas sugestões críticas construtivas, que foi o que fiz. Fiquei com medo. Pelo tom, parecia uma quadrilha.
Não sou operador, não conheço nenhum. Sou apenas ouvinte querendo me expressar. E já puxaram esse assunto agora, também quero deixar o meu relato e vou enviar cópia anexa para esse e-mail que o Inácio informou

Tou contigo Inácio. Vamos defender a liberdade de expressão dos ouvintes. Acho que importaram os militares da ditadura.

Marcelo

Excelente assunto para eu colocar no TRIBUTO. Aguardem.

Vocês esperavam o quê de uma rádio comandada pelo Governo do Estado???

DJ Xandy Tubarão

uma emissora que está com ibope lá embaixo não é de se esperar pra falar que é complô, ataque político essas neuras ectctctctcttc... ainda há tempo de salvar nossa querida NOVENTA E QUATRO FM (roquete pinto), é uma emissora frequencia modulada e não podemos negar, serve de exemplo pra mudar tudo é teste taí o resultado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ouvidoria Dial

Estou aqui completamente solidários aos companheiros IGNÁCIO, LÚCIA, HUGO, ERNESTO, MARCELO, amigos da moderação...

O funcionário público brasileiro é um ser bastante peculiar. Acho que de tanto conviver com a nossa politicalha nojenta e inoperante, salvo raríssimas exceções, acabam que "estudando" nessa asquerosa universidade da incompetência.

A Roquette-Pinto FM poderia ter usado sua excelente chefia de reportagem, de Luiz André Ferreira e inundar a programação com informação, com entrevistas, com debates e comentários sobre a expectativa, sobre os projetos, e sobre a execução dos mesmos. Podia entrevistar personalidades, estudiosos, urbanistas, políticos, entidades civis, sociólogos, antropólogos, enfim. SE EU FOSSE UM MERO ESTAGIÁRIO DESTA RÁDIO, IRIA SUGERIR ISSO TUDO.

Sem contar o fato de possuir uma belíssima discoteca, com vários temas e canções de exaltação á cidade maravilhosa. POdia ter feito uma programação mais do que especial.

Mas funcionário público não sabe fazer isso. Cansa muito. E quando recebe a crítica, ele tem O MESMO DISCURSO DO POLÍTICO, que aliás, foi com quem ele aprendeu. PERSEGUIÇÃO. COMPLÔ, CONSPIRAÇÃO.

Político que faz merda no Brasil tem sempre essas palavras na boca pra justificar mais fácil e mais rápida sua incompetência ou até desvio de caráter. E FIZERAM ESCOLA.

Ouvidoria Dial

EU ADORARIA TRABALHAR NUMA RÁDIO COMO A ROQUETTE-PINTO. São inúmeras as possibilidades de se fazer um ótimo trabalho, oferecer qualidade sem igual, programação de resgate de um Rio ex-Guanabara, que tinha influência POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURAL que eu torço muito para que a OLIMPÍADA nos traga de volta.

Á Sr. Eliana Caruso, EU SÓ TENHO UMA SUGESTÃO: T-R-A-B-A-L-H-E. Mesmo que com poucos recursos. Use a criatividade. Use o acervo fantástico que têm nas mãos. Não se renda ao conformismo político. NÃO HÁ PERSEGUIÇÃO. HÁ O DESEJO DE TODO CONTRIBUINTE QUE SEUS FUNCIONÁRIOS, QUE SÃO PAGOS COM O IMPOSTOS QUE PAGA, TRABALHE COM SERIEDADE. AFINAL DE CONTAS, VOCÊS TÊM MAIS OBRIGAÇÕES ATÉ DO QUE UM EMPREGADO DE UMA EMPRESA NÃO-GOVERNAMENTAL. SEU TRABALHO É PÚBLICO. É PARA O BOM ANDAMENTO DO ESTADO, DO BEM PÚBLICO. E VOCÊ DEVE ISSO AO SEU CONTRIBUINTE. NINGUÉM PERSEGUE NINGUÉM. APENAS COBRAMOS O QUE É DIREITO, PORQUE O DEVER JÁ CUMPRIMOS. PAGAMOS IMPOSTOS DIARIAMENTE NUMA CARGA ABSURDA E MUITAS VEZES ANTICONSTITUCIONAL.

SR. ELIANA, comece pela restauração do TRANSMISSOR DA ROQUETTE-PINTO AM 630 kHz. ELA ESTÁ DESATIVADA HÁ 14 ANOS. Já ouvi dizer que o transmissor foi roubado, que já esteve na FAETEC de Quintino para ser reformado. Os alunos de eletrônica são bons, será que estão trabalhando? ou estão sendo mal preparados? O que será que impede a volta da Rádio?

Ouvidoria Dial

Aliás, veja só como a Sr. é bem intencionada. Veja o que disse na entrevista ao Núcleo de Internet da Subsecretaria de Com. Social do Governo do Estado:
O repórter era César Guerra Chevrand, você declarou a ele em 26/08/2008: (transcrevo)
"Como é que uma rádio pode viver pendurada no orçamento do Estado? Uma rádio é uma potência por si só. Nós podemos ter anunciantes por meio de apoio cultural. A Rádio Roquette Pinto tem autorização da Assembléia Legislativa do Estado para se transformar em uma empresa pública de direito privado, com CNPJ e orçamentos próprios, desde 1973. Com o suporte do governador Sérgio Cabral, pretendemos implementar a mudança até o fim de 2008 - afirma Eliana.
Com a recente conclusão da reforma geral das instalações, Eliana Caruso espera adquirir ainda um novo transmissor que amplie o alcance da rádio. A atual estrutura da Roquette Pinto - com cinco estúdios, equipamentos modernos e um auditório para 89 lugares - tem sido a base para a reformulação da programação, baseada no tripé jornalismo, cultura e prestação de serviços. Além de uma privilegiada seleção de colaboradores formada, entre outros, por Nelson Sargento, MV Bill e Sérgio Cabral, pai, a emissora também está investindo em reportagens de rua e programas ao vivo".
A quem interessar, a matéria completa está em:
http://www.imprensa.rj.gov.br/SCSsiteIm prensa/detalhe_noticia.asp?ident=47107

Ernesto (jc)

Putz ouvidoria, vc acabou tirando da minha boca "ou melhor dos meus dedos" o que ia comentar... eu assino embaixo...

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal