Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

A MORTE DO JORNALISTA ALEX ASSIS - PARTE 2

Extraído do jornal O Testemunho de Fé, edição de 1º de fevereiro de 2004.

Alex Assis

Morre o Jornalista Alex D. Assis da Silva, 29 anos

Alex Assis auxiliou o Padre Antônio Carpinteiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, em Cascadura, na fundação do jornal O Testemunho de Fé, em 1992, junto com o Jornalista Fernando Magalhães. Depois de oito anos, o periódico passou a ser dirigido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo, a partir de então, seu órgão oficial de comunicação. Atualmente, está sob a direção do Cônego Aroldo Ribeiro e do Padre Edvino Steckel.

A primeira edição, xerocada, tinha apenas 30 exemplares. O jornal logo passou ao formato off-set, tablóide, até chegar ao formato standard de hoje. O noticiário em primeira mão e o texto atraente, implementados pelos dois iniciantes no curso de jornalismo, logo conquistaram leigos, clérigos, religiosas, leitores em geral. Para comemorar a visita do Papa João Paulo II ao Rio, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, o jornal estreou, em 1997, sua primeira edição colorida. Em suas páginas, a história do pontificado do Santo Padre, que esgotou a edição. Ao longo de sua história,o Testemunho de Fé vem noticiando eventos da Igreja em âmbito nacional, levando sempre aos leitores cariocas a participação da Arquidiocese do Rio de Janeiro nesses eventos. Assim foi com as Assembléias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em São Paulo; o Congresso Missionário Latino-Americano, em Belo Horizonte; o Congresso Eucarístico, em Vitória, entre outros eventos importantes. O jornal estava em todos os locais onde havia notícia.

O Testemunho iniciou como um jornal mensal, passando a quinzenal. Hoje, o semanário faz parte da vida dos católicos do Rio.

Esse sucesso deve-se ao jovem Jornalista Alex Assis, que nunca deixou de acreditar que é possível levar o Evangelho ao povo através dos meios de comunicação.

Até o último dia 14, Alex exercia a função de editor do Testemunho de Fé, que está no seu 13º ano de publicação. No semanário, o Jornalista fazia de tudo um pouco. Além das reportagens, redigia, editava e diagramava o jornal. Enfim, era um profissional polivalente.

O seu trabalho não ficou restrito ao periódico. Ele também apresentou, como voluntário, o programa Nova Geração, que foi transmitido, durante quatro anos, pela Rádio Catedral FM. O programa era dirigido à juventude.

Nesta mesma emissora, quando ainda era estudante de Jornalismo nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, estagiou no Departamento de jornalismo.

Alex Assis, que dedicou seu talento, profissionalismo e amor ao Testemunho de Fé, estava internado, em coma induzido, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Ordem Terceira da Penitência, na Usina, onde veio a falecer. Ele deixa sua esposa, Tatiana Amorim, que está no sétimo mês de gestação.

A direção e equipe do jornal O Testemunho de Fé, em nome de todos os funcionários, colaboradores e voluntários da Fundação Rádio Catedral, se solidarizam com a dor da família pela perda de Alex Assis, mas também participam da mesma fé no Cristo Ressuscitado que nos consola e nos dá a esperança da vida eterna. Foi em nome dessa fé que Alex se dedicou ao seu trabalho através do Testemunho de Fé.

Além de excelente funcionário, Alex foi o nosso grande amigo.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal