Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RÁDIO COPACABANA - 680 kHz

A CADEIA DA UNIVERSAL COMEÇOU COM ELA

Escrito em 15 de fevereiro de 2002.

No início dos anos 80, o líder da ainda nascente Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, decidiu adquirir a primeira emissora de rádio para a sua denominação. A primeira aquisição foi a Copacabana AM. A Universal afirma que o dinheiro para a aquisição veio de uma concentração no Maracanã, conduzida pelo próprio Edir Macedo.

A Copacabana já era uma rádio evangélica, pertencente ao empresário Francisco Silva, até o momento da venda para a Universal. A rádio, desde então, tornou-se um púlpito eletrônico para o próprio Macedo e para os pastores da igreja, lotados no Rio de Janeiro. A rádio tem pouca audiência, quase toda composta por fiéis da própria igreja.

A oposição da igreja afirma que a rádio faz dos pastores falsos radialistas, atrasa os salários dos funcionários e veicula uma programação abaixo do sofrível, com erros de português e ataques às outras igrejas e às outras religiões.

Esta é uma discussão que não deve acabar tão cedo. Principalmente porque a cadeia nacional de AMs e FMs nascida a partir da Copacabana AM só cresceu, nos anos 80 e 90. Hoje, só cresce arrendando rádios, não mais comprando. E também perde emissoras, principalmente AMs.

A Copacabana AM possui uma repetidora desativada, em ondas curtas.

DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar: início dos anos 80

Sede da outorga: São Gonçalo

Endereço: Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 84 - Benfica - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 2567-2000

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal