Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RECORD - 990 kHz

OSCILANDO ENTRE O SECULAR E O EVANGÉLICO

Escrito em 20 de maio de 2015.

Rádio Record

A rádio foi fundada com o nome de Ipanema AM, e tinha sua sede no prédio 7 da Praça Mauá, o mesmo que abrigava a Nacional AM. Uma placa de bronze, ainda hoje fixada na parede externa do prédio, indica que a então Ipanema AM também pertenceu à Radiobrás. Ela tinha uma programação pop que buscava concorrer no terreno das rádios musicais em AM, na época ocupado pelas rádios Mundial, Tamoio e América 1. Mas a Ipanema era uma rádio musical convencional e pouco ousada. Não tinha nada em comum com a Mundial de Big Boy, por exemplo.

Depoimento de Carlos Mayrink, do Grupo do Tributo:

Eu fui coordenador da Rádio Ipanema assim que ela foi privatizada (à época pela Golden Cross). Mantivemos a mesma equipe e conseguimos alcançar ótimos números no Ibope com uma rádio pop e também com o programa da Furacão 2000, que chegava a alcançar o primeiro lugar.
Na virada do ano de 1990, sem que ninguém soubesse, ao abrir a porta de minha sala, fui apresentado ao Bispo Macedo e ficamos sabendo que a rádio tinha sido vendida.

Vale lembrar a excelente vinheta da emissora que também mantivemos no ar enquanto deu.

A Golden Cross tinha uma rede de emissoras, da qual a Rádio Ipanema fazia parte. Tão logo Bispo Macedo a adquiriu, a rádio manteve inicialmente a programação secular, mas aos poucos foi se tornando uma emissora totalmente evangélica e teve o nome trocado para Rádio Record.

A rádio tornou-se um púlpito eletrônico para o próprio Macedo e para os pastores da igreja, lotados no Rio de Janeiro. A rádio tinha pouca audiência, quase toda composta por fiéis da própria igreja.

A oposição da igreja afirma que a rádio fazia dos pastores falsos radialistas, atrasava os salários dos funcionários e veiculava uma programação abaixo do sofrível, com erros de português e ataques às outras igrejas e às outras religiões.

Esta é uma discussão que não deve acabar tão cedo. Principalmente porque a cadeia nacional de AMs e FMs da Universal só cresceu, nos anos 80 e 90.

Em 2006, a rádio mudou o nome para Nova AM, e passou a ser predominantemente musical. Com uma programação de música evangélica, locutores e promoções. A rádio ficou semelhante às FMs 93 e Melodia. Mas a audiência da rádio sempre foi baixa.

A partir de 8 de junho de 2010, a rádio retomou o nome Record e substituiu a música gospel por sucessos populares, com locução ao vivo e notas jornalísticas. A ideia da direção era tornar a rádio uma emissora integrante da nova Rede Record de Rádio, liderada pela Record AM 1000 de São Paulo. A programação seria totalmente ou parcialmente local. Mas o tempo passou e a programação voltou a oscilar para a linha evangélica.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Endereço: Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 84 - Benfica - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 3257-1990

Portal na Internet: www.radiorecordrj.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal