Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RÁDIO CAPITAL - 1030 kHz
OC 49 m - 6070 kHz

A RÁDIO LARGADA PELO GRUPO CAPITAL

Escrito em 13 de novembro de 2008.

A rádio Capital, que inicialmente se chamou Continental AM e tinha como slogan "A Que Está em Todas", é hoje um caso crônico de uma estação abandonada pelos próprios donos.

Vejamos este texto histórico sobre a então Continental AM, escrito por André Luis Alves de Amorim:

A rádio Continental, que nem sempre foi evangélica, foi, creio eu, primeiramente de Rubens Berardo, que foi vice-governador do Estado da Guanabara (creio eu) e dono das Organizações Rubens Berardo (ORB), que tinha as Emissoras Continental (Rádio e TV Continental, aquela que era canal 9, do fim dos anos 50 até o começo dos anos 70, quando a TV mudou de nome para TV Guanabara, mas depois a emissora do canal 9 encerrou suas atividades e o canal 9 só voltou ao ar em 1982, com o nome de TV Record, que em 1986/87 mudou o nome para TV Copacabana, e, depois, TV Corcovado; em 1990, a emissora se desfilia da Rede Record e se integra a MTV, até 1992, quando se desfilia da MTV e se afilia à Rede OM Brasil, hoje CNT, Central Nacional de Televisão).

Já a Rádio que foi de Rubens Berardo, foi conhecida como a emissora dos esportes e teve, em seu elenco esportivo, o saudoso locutor Waldir Amaral, isso no começo dos anos 60.


Voltemos ao nosso texto. No início dos anos 80, a Continental AM 1030 foi vendida para o grupo paulista Capital, proprietário da eclética Capital AM de São Paulo. O nome Continental foi mudado para Capital AM. Somente algum tempo depois, surgiu outra Continental AM, em 1520, que não tem nada a ver com a rádio do grupo ORB. As informações deste parágrafo foram fornecidas pelo leitor Renato Justino Pereira, a quem agradecemos.

Há muitos anos, o grupo Capital alugou a sua filial carioca à Igreja Pentecostal Deus é Amor. Uma vez, noticiaram que o grupo Capital iria retomar a AM 1030 e criar uma programação decente. Mas preferiram renovar o contrato com a igreja, e venderam a rádio para o Missionário David Miranda (o líder máximo da Deus é Amor) em 2008.

A rádio Capital tem uma repetidora desativada em ondas curtas.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Endereço: Rua da Conceição, 178 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 2233-4722

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal