Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal

RÁDIO NACIONAL AM - 1130 kHz
OC 31 m - 9705 kHz e OC 25 m - 11875 kHz

OUVINTES ESTÃO CANSADOS DE TANTAS PROMESSAS

Escrito em 28 de junho de 2010.

Qualquer um que quiser escrever sobre a história do rádio brasileiro tem que citar a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

A rádio foi fundada com o nome Rádio Philips pela empresa homônima holandesa, que criou a emissora com o objetivo de estimular a venda de seus novos receptores. Foi o primeiro caso de uma rádio customizada no Rio de Janeiro. Mas a rádio foi estatizada por Getúlio Vargas, que queria fazer dela veículo de propaganda oficial do Governo. O nome foi mudado para Rádio Nacional.

Mas a rádio teve dos anos 30 aos anos 50 uma longa história de serviços prestados à cultura brasileira. Ela tinha programas musicais de auditório, radionovelas e transmissões esportivas. Procure histórias da Nacional AM na página Preserve o Rádio AM.

Em 2002, algumas páginas na internet noticiaram que a lendária Rádio Nacional do Rio de Janeiro viraria uma mera repetidora da Rádio Nacional de Brasília. Veja esta resposta, enviada ao Diário de Bordo da Rádio Base por uma diretora da Radiobrás:

Caro Marcos e amigos da Rádio Base

Eu também ficaria indignada caso fosse verdade que a Rádio Nacional do Rio transformar-se-ia em uma mera repetidora da Nacional de Brasília, ou caso ela viesse a ser fechada. Mas nada disso é verdade. Mentiram também que demitiríamos os 118 funcionários da Nacional do Rio, que os comunicadores e locutores cariocas sairiam do ar e sei lá mais quantas sandices foram ditas!

Ao contrário, a Diretoria da Radiobrás está empenhada em executar o "Projeto Rio", que prevê o investimento de R$ 800 mil na Nacional do Rio para resgatá-la, recuperando suas redações, estúdios e transmissores. Estamos remasterizando os 26 mil acetatos com programas musicais, humorísticos e radionovelas da emissora, como primeiro passo para a instituição do Museu do Rádio. Transferimos para o Rio todo o acervo de músicas da FM de Brasília - um dos maiores e melhores do Brasil - que passou a ser usado pela Nacional do Rio em sua nova programação que entrou no ar no último dia 10, com sucesso. Os locutores e comunicadores do Rio continuam no ar e prestigiados.

Engana-se quem pensa que constrói alguma coisa com a mentira e a difamação. Você pode enganar alguns, mas não pode enganar a todos o tempo todo. Como se vê, a querida Rádio Nacional do Rio não fechou, não demitiu e nem demitirá ninguém, vai manter seus locutores e comunicadores no ar e não será uma mera repetidora da Nacional de Brasília.

Convido você, ouvinte fiel da Nacional do Rio, a conferir a nova programação. Tenho a certeza de que irá gostar.
Um forte abraço,

Marizete Mundim
Diretora de Notícias da Radiobrás


Só que o ano 2002 acabou, e a Nacional AM carioca não viu o investimento prometido pela antiga direção da Radiobrás. O presidente Lula transferiu a rádio e sua outorga para uma nova empresa estatal, a EBC - Empresa Brasil de Comunicação, que herdou todas as outorgas de rádio e de TV da Radiobrás (que tinha a Rádio Nacional do Rio, de Brasília e da Amazônia e a TV Nacional de Brasília, atual TV Brasil) e da Fundação Roquette Pinto (que tinha a TVE, atual TV Brasil, e as rádios MEC AM 800 e FM 98,9). A EBC é subordinada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Pelo menos de nossa parte, podemos constatar que a Nacional AM do Rio não virou repetidora da rádio homônima de Brasília. Vários programas locais voltaram ao ar, incluindo os da equipe esportiva e os dos comunicadores. Até o de Daisy Lucidi, que havia iniciado um manifesto de defesa da Nacional carioca.

A maior mudança já ocorrida diz respeito à planilha musical da Nacional carioca, que utiliza agora uma cópia do excelente acervo da Nacional FM de Brasília. E também foi comprado um novo transmissor de 100 kW para a frequência AM.

De qualquer forma, o que a Nacional AM do Rio não pode é continuar dando prejuízo e tendo baixa audiência, como nos últimos anos. Ainda mais se tratando de uma empresa estatal.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Endereço: Praça Mauá, 7 - Rio de Janeiro - RJ

Portal na Internet da EBC: www.ebc.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios AM Voltar à Página Principal