Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal
É CORRETO MISTURAR FUTEBOL COM CARNAVAL?
Textos iniciais de discussão iniciada em 19 de dezembro de 2010 na comunidade Dial AM e FM do Rio de Janeiro.
Leonardo
Amigos
Lanço este tópico para debatermos de forma leve, saudável e descontraída um assunto que faz muitas pessoas reclamarem: é correto as emissoras misturarem futebol com carnaval? Você liga o rádio quer ouvir as noticias dos seus clubes e de repente aparece lá na Tupi o Eugênio Leal falando de carnaval, falando que escola x vai escolher seu samba no dia tal, e que a escola y já escolheu seu samba, ou então você liga no Globo Esportivo aparece lá o Garotinho: "Olha ai o samba da Portela, para o carnaval 2011" e tem também a Manchete que fala de samba o ano inteiro e que no Campeonato Carioca deste ano deixou de transmitir o jogo do Botafogo contra o Volta Redonda para transmitir a premiação dos melhores do Carnaval.
O que vocês acham disso? Abaixo darei minha opinião:
Acho errado as emissoras misturarem Carnaval com futebol, é a coisa mais chata do mundo quando você quer ouvir as noticias do seu clube e aparece lá o Sr. Eugênio Leal, por exemplo, falando de samba enchendo a paciência e as noticias esportivas acabam ficando para trás, é um absurdo uma situação dessa, essas rádios precisam levar em conta que existem muitas pessoas que não gostam de carnaval, como eu por exemplo não gosto, e não sou obrigado a ouvir que a escola a, b, ou c já escolheu ou vai escolher seu samba, o fato de eu gostar de futebol não significa que eu vá gostar de carnaval, eles acham que todo mundo que gosta de futebol gosta também de carnaval, isto é uma mentira, adoro futebol, adoro esporte, mas tenho horror a samba, se alguém me der um CD de samba enredo na mesma hora eu vendo pro primeiro que aparecer, se a dona Tupi gosta de samba, se o Sr. Eugênio Leal gosta de samba, eles então que façam um programa exclusivo sobre samba, e ai só vai ouvir quem realmente gosta do assunto, mas não precisa também fazer programa de carnaval o ano inteiro conforme faz a dona Manchete que uma vez deixou um jogo do Botafogo de lado para transmitir premiação de carnaval, ai também é demais, e o pior de tudo é ver David Rangel sambando conforme eu vi em março deste ano quando fui lá na Rádio Manchete participar do Arquibancada Manchete, o programa que tinha antes era um programa de samba e a cada samba que tocava o Sr. David Rangel começava a cantar e sambar, ai é demais.
Marcelo
Tenho pouco a acrescentar, Leonardo.
Eu tenho uma solução. Use o poder dos botões ON/OFF e TUNING de seu rádio. Desligue o rádio ou mude de estação. Faça como eu: boicote geral. Boicote o Eugenio Leal, o Globo Esportivo e os programas da Manchete que você citou.
E esta época é ainda mais triste. Os mais populares times de futebol todos em férias, só negociando jogador pra cá, jogador pra lá, e enquanto isso os GRES ensaiando os desfiles. Porque os sambas já foram escolhidos. O CD do Grupo Especial já saiu. Não sei o do Grupo de Acesso A...
Leonardo
O Eugênio Leal, chega até a ser desrespeitoso e chato ele pensa que todos os ouvintes gostam de carnaval.
Fanatico Rádio
Concordo plenamente com tudo o que foi dito aqui.
Deve haver algum poder financeiro que faz essa imposição do carnaval em quem só quer ouvir esporte... Caso não seja isso, a única outra explicação que consigo pensar é a de que as próprias emissoras impõem às equipes esportivas a cobertura do carnaval, o que gera essa confusão.
Aliás, em plena época de Natal ficar ouvindo samba-enredo é muito forte.
Aliás, podemos estender isso às Lojas Americanas...
Delta
Caso do Eugenio Leal na Tupi
Gilsão na Globo
Alexandre Araújo na Oi FM
Marcelo
Sambola
Boa, Delta. O que o Rock Bola menos tem é bola (bando de desentendidos que só jogam conversa fora) e rock (só tem o Toni Platão). E a partir de janeiro vai é virar um Sambola.
Luciano
Acho que essa turma quer falar de carnaval, providenciam um programa para falar sobre o assunto.
Quando eu quiser saber sobre carnaval, escuto o programa!
Misturar é um tiro no pé.
Leonardo
Delta e Marcelo
Desculpe me descordar de vocês, mas o Rock Bola é um programa que não se propõem a ser um programa informativo, o negócio deles é zueira, é brincadeira, tanto é que o slogan deles é "Rock Bola, informação em segundo lugar". Eu falo é de programas que possuem o propósito de serem programas informativos, de serem programas que querem deixar o torcedor informado, ficarem o tempo todo falando de samba e carnaval e as informações esportivas acabam ficando em vigésimo plano.
Uma vez eu tava no chat do Giro Esportivo, conversando sobre futebol com outros ouvintes, ai o Eugênio Leal entrou dizendo de um evento que teria na Cidade do Samba e que dois ingressos para esse evento seriam sorteados exclusivamente para os ouvintes que estavam no chat, e então ele saiu perguntando a escola de coração de um por um, quando chegou a minha vez, eu disse: "Eugênio, Agradeço mas não tenho escola e não gosto de carnaval, não inclua meu nome no sorteio, porque se eu ganhar eu estarei tirando o lugar de alguém que queira ir". Gente, ele começou a falar que quem não gosta de samba não é brasileiro, e etc... eu falei: "O Eugênio, eu gosto daquilo que eu quero e por favor me respeite, eu não tô aqui pra falar de samba, eu toô aqui pra falar de futebol, já que o nome do programa é Giro Esportivo e não Giro Carnavalesco, e por favor me respeita". Ele ficou todo sem graça e não me dirigiu mais a palavra.
Luciano
Eu entendo o contexto do Rock Bola, até escuto mas as vezes eles passam dos limites.
Leonardo
Eles passam muito dos limites rs rs rs rs, mas a proposta deles é a zueira, diferente da Globo e da Tupi que se propõem a informar os torcedores e muitas não o fazem preferindo falar de carnaval.
Márcio
Leonardo
Perfeito teu texto, só não sei como você consegue aturar a Tupi ainda.
Voltar ao Início
Voltar à seção Artigos
Voltar à Página Principal