Voltar à seção Manifestos Voltar à Página Principal

AUDITORIA NAS RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS, JÁ!

Escrito em 3 de janeiro de 2009.

Devia haver uma auditoria em todas as rádios universitárias do Brasil. Teoricamente, essas rádios deviam zelar mais pela cultura e pela educação, mais que as outras. Na prática, em sua maioria, viram moeda de troca comercial e/ou política.

O Rio de Janeiro tem pelo menos três grandes universidades públicas: a UFRJ, a Uerj e a UFF. Há ainda a Uni-Rio. Um pouco mais afastada, tem a UFRRJ. Nenhuma delas tem emissoras de rádio. Enquanto isso, a única instituição que recebeu uma outorga foi a Estácio de Sá. Que tratou de vender a Estácio/Universidade FM para o Sr. Armando Campos, e este revendeu para a Fundação/Igreja Renascer.

Aqui pertinho, em Petrópolis, a senhora Universidade Católica de Petrópolis chegou a arrendar a UCP FM para a Mix FM. E tiveram a cara-de-pau de manter o bispo Dom Filippo Santoro rezando a Ave-Maria às 18h. Na Mix FM... Desfiliaram a rádio da Mix, e criaram uma nova UCP FM, só que com estilo pop.

A rede de rádios da Universidade Salgado de Oliveira foi no passado ocupada pela jabazaria mais rasteira. Teve um período de dois anos em que foi a Rede Venenosa, emissora rock que tinha uma excelente programação e excelentes profissionais, mas que sucumbiu à mais absoluta falta de investimentos. Hoje é a rede popular Mania FM.

Em São Paulo, a Faculdade Anhembi-Morumbi acabou com a Brasil 2000. Criou uma rádio rock inferior, a 107,3 FM, que já fez o favor de arrendar o horário da manhã para a Bandeirantes AM.

Rádio universitária de qualidade, há pelo menos três que devem estar ainda no ar: a Rádio Universitária de Recife (AM e FM distintas), a Rede USP e a Unisinos FM de São Leopoldo-RS. Esta última é curiosamente a melhor rádio rock do Brasil, ao mesmo tempo que pertence à jesuíta Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

O jornalista Luiz Antonio Mello propôs essa auditoria, ao deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). Mas parece que a coisa não foi adiante.

Voltar ao Início Voltar à seção Manifestos Voltar à Página Principal