Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

OUVINTE: "O RIO NÃO TEM UMA RÁDIO BANDEIRANTES. TEM UMA LOCADORA DE HORÁRIOS"

Escrito em 17 de novembro de 2004 pelo Editor.

Poucas vezes se ouviu um programa de rádio lendo uma participação de um ouvinte com críticas ácidas à própria rádio.

Na edição de terça-feira, 16 de novembro de 2004, os apresentadores do programa "Boca Livre", da Bandeirantes AM 1360, leram recados dos ouvintes, ao vivo, como de costume.

Um dos ouvintes criticou abertamente a própria rádio, talvez fazendo uma irônica comparação com a histórica Rádio Bandeirantes AM de São Paulo:

"O Rio não tem uma Rádio Bandeirantes. Tem uma locadora de horários".

O ouvinte quis, assim, criticar o fato de a rádio alugar quase que totalmente todos os horários de sua grade, todos os dias.

Oficialmente, duas rádios do Rio dedicam-se quase integralmente no desempenho desta função de "locadoras de horários": a própria Bandeirantes e a Metropolitana AM 1090. A Imprensa FM fazia o mesmo, até ser arrendada pelo grupo Dial, que montou nos 102,1 a nova franquia carioca da Jovem Pan FM.

E qual seriam os problemas subentendidos na crítica do ouvinte do "Faixa Livre"?

O maior deles é o fato de a Rede Bandeirantes de Rádio ter, no Rio, uma poderosa e potente filial que é totalmente subaproveitada. A rádio mal transmite os noticiários nacionais via satélite da Band Sat, não tem um quadro de comunicadores e repórteres próprios e não tem o menor critério na hora de locar seus horários. A ponto de locar horários para grupos adversários entre si.

Foi o que aconteceu na época em que a equipe do "Falando a Verdade" (hoje na Tropical AM 830) ocupava um horário diário depois do programa "Faixa Livre", nas manhãs. "Falando a Verdade" é tido como um programa nacionalista, é apresentado e produzido por Beto Saloy e é financiado pelos comerciantes da Saara. Historicamente, o "Falando a Verdade" batia de frente com o "Faixa Livre", tido como um programa petista e esquerdista. Daí o motivo da rivalidade. Como a cúpula da Band AM prefere prestigiar o "Faixa Livre" e o "Boca Livre" (este último um programa voltado para o meio sindical), a saída do "Falando a Verdade" foi inevitável. Beto Saloy e sua equipe passaram pela Super 1440, antes de se mudarem para a Tropical.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal