Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

DIANTE DA BAND NEWS, CBN ACABARÁ COM A GLOBO FM
MAIS RÁPIDO DO QUE SE PODERIA IMAGINAR

Escrito às 9h40 de 18 de junho de 2005 por Philippe Fernandes.

Bom dia. A Globo FM vai mesmo acabar. No canal 92,5 MHz, em julho, vai entrar a repetidora da CBN. Veja essa reportagem do Globo:

Em julho, CBN começa a tocar também em FM

A CBN Rio vai tocar notícias também em freqüência modulada. A partir do dia 4 julho, o canal 92,5, ocupado pela Globo FM, vai dar lugar à programação da CBN, que manterá o canal 860 AM. A projeção do diretor-geral do Sistema Globo de Rádio, Rubens Campos, é dobrar a audiência que hoje já alcança 6% da população do Grande Rio:

— A rádio do Rio era a única entre as quatro emissoras próprias (inclui também São Paulo, Belo Horizonte e Brasília) que ainda não estava em FM. Repetindo o desempenho que tivemos em São Paulo, a tendência é a receita publicitária mais que dobrar, com a programação tocando em FM.

Com a entrada da CBN Rio na freqüência 92,5, a Globo FM sai do ar, ao menos por enquanto, informou Campos. A empresa tentou buscar uma nova freqüência, por meio de arrendamento ou aquisição. Mas, sem alternativa, disse o diretor, só restou ocupar o espaço da Globo FM:

— O mercado tende a valorizar mais a rádio voltada para o jornalismo do que a musical. Por isso, a decisão de usar o espaço da Globo FM. Nessa visão estratégica, decidimos consolidar nossa liderança num mercado que premia esse ramo com mais investimento.

Atualmente, a rádio tem 308 mil ouvintes. A média diária de pessoas ligadas à rádio, das 6h às 19h de segunda a sexta-feira, é de cerca de 25 mil por minuto, com pico de 45 mil das 8h às 8h30m.

Cobertura da rede CBN atinge 1,7 milhão de pessoas

Em São Paulo, desde 1995, a rádio toca nas duas freqüências (AM e FM). Com a medida, a audiência subiu de uma média de 40 mil ouvintes por minuto para 70 mil. A cobertura em São Paulo chega a 984 mil ouvintes. No pico de audiência, alcança 131 mil pessoas.

Não vai haver mudanças na programação com a entrada do canal em FM. A rádio manterá o time de comentaristas, entre os quais Miriam Leitão, Franklin Martins, Arnaldo Jabor, Artur Xexéo e Carlos Heitor Cony. Segundo Campos, a nova freqüência vai atrair um público jovem que se afastou dos canais AM.

A rede, que cobre uma população de 1,7 milhão de ouvintes, foi criada em 1991 e hoje é composta por 23 emissoras, sendo 19 afiliadas.

É... Parece que o que a Band News fez deve levar um monte de emissoras para o mesmo caminho, infelizmente...


Comentários do Editor

Por minha postura histórica neste TRIBUTO, nem preciso lembrar que sou totalmente contrário a rádios "AM em FM". Mais ainda transmitindo nas duas faixas ao mesmo tempo.

Eu avisei que tempos sombrios aguardavam o futuro do rádio brasileiro, com este súbito crescimento do grupo Bandeirantes... E agora mais ainda, com a reação do grupo Globo.

E eu que pensei que o grupo Globo esperaria uma possível "queda de audiência" da CBN AM, para coloca-la no FM... Até comentei isso com meus colaboradores. Mas a vontade do grupo Globo (juntamente com outros) de acabar com o rádio do Rio foi maior.

Há quem diga que a criação de "AMs em FM" foi uma obra consolidada na era FHC-PSDB. Mas vemos agora que até nisso a era Lula-PT é igualzinha à era anterior.

Agora veremos se, com o fim quase simultâneo da Fluminense FM e da Globo FM, os caras lá da Nova Brasil se animam a recuperar o seu espaço perdido, junto à audiência adulta, aqui no Rio.

Confira A história da Globo FM e o Manifesto pela volta da Nova Brasil FM ao Rio.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal