Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

ALEXANDRE FIGUEIREDO COMENTA LIVRO NEOLIBERAL, NÃO. LIBERAL,
DE CARLOS ALBERTO SARDENBERG

Escrito em 14 de setembro de 2009 por Alexandre Figueiredo para o blog Brasil, um País de Tolos.

Neoliberal, não. Liberal

Eu li as primeiras quarenta páginas do livro de Sardenberg. Não pude ir adiante porque na Siciliano o livro simplesmente sumiu. Mas, pelo que li no livro, dá para se ter uma ideia da postura neoliberal da CBN, bem mais "racional" que a da revista Veja, mas não menos reacionária que esta.

O que pegou muita gente de surpresa foi que a postura direitista da CBN não partiu somente de profissionais ligados à Rede Globo de Televisão, em que até o cineasta original do Cinema Novo, Arnaldo Jabor, é um dos mais citados, junto a Miriam Leitão.

O pior da postura direitista, aliás, está justamente de gente como Heródoto Barbeiro, Roberto Nonato e Carlos Sardenberg, gente que em outros tempos seria vista pelos desavisados como "de esquerda". Fiquei pasmo quando um colunista do Rádio Base, ao questionar raivosamente uma mensagem minha, achava que os jornalistas da CBN eram "de esquerda".

A mídia, quase toda, está no lado da direita. Onde está a esquerda, no Brasil? Desapareceu, com medo de encarar as elites do grande capital. O que vemos hoje de "esquerda" são apenas marxistas mofados, socialistas corrompidos pela aliança peemedebista e trotskistas prostituídos pelo apoio ao(s empresários do) "funk carioca".

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal