Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

CIDADE FM VAI VIRAR OI FM E JB FM PODE VIRAR GLOBO FM

Escrito em 18 de fevereiro de 2006 pelo Editor.

Antes da transcrição das notícias, farei meus comentários:

O fim da Cidade FM, no estado em que ela está terminando, lembra muito o fim da Fluminense FM em 1994. A Cidade FM atual tem algo semelhante à Flu de 1994: ambas foram emissoras queridas e pioneiras no Rio (a Cidade como a primeira rádio pop, em 1977, e a Flu como a Maldita, entre 1982 e 1985). A Flu FM era uma caricatura de si própria, quando acabou. E a Cidade FM, ao deixar de ser uma excelente rádio pop, passou a ser uma caricatura de "rádio rock". Coisa que jamais foi.

A farsa da "Cidade - A Rádio Rock" vai acabar, finalmente. A rádio era, sim, uma emissora pop de mauricinhos dirigida a mauricinhos, ao contrário do que Camille diz.

Quanto á vinda da Oi FM, que está arrendando os 102,9 cariocas, é cedo para dizer se será positiva ou não. Dizem que ela está igualzinha à Paradiso FM 95,7. Isso é negativo, pois seriam duas rádios com a mesma planilha musical.

Dizem que a Oi FM não tem jabá. Será mesmo? Só ouvindo pra crer...

De negativo, temos a demissão dos funcionários da Cidade FM, pois não sabemos se a Oi FM 102,9  terá uma equipe para produzir a programação local, como fazia a Cidade. A equipe não fará os programas transmitidos pela rede Oi, que são gerados em Belo Horizonte.

Quanto ao possível arrendamento da JB FM 99,7 para a Globo FM, isso seria extremamente positivo. Pois enquanto a Globo FM ainda faz falta, a JB vem se esforçando inutilmente para imitar e ter mais audiência que a Antena 1 FM 103,7.

Para encerrar, a transcrição das notícias.

Fonte: O Globo.

RÁDIO CIDADE VAI VIRAR OI FM
17/02/2006

Operadora de celular lançará sua emissora no Rio

A Rádio Cidade FM, do Rio, vai dar lugar no dial à Oi FM. Será a sexta emissora de rádio da rede controlada pela operadora de celulares do Grupo Telemar. O contrato foi assinado esta semana e a troca deve acontecer em março, mas ainda faltam detalhes operacionais para a estréia. O dono da Cidade FM, José Antônio Nascimento Brito — que arrendou a marca “Jornal do Brasil” para a Docas Investimentos — manterá no ar a JB FM.

A rede Oi FM é gerada a partir de Belo Horizonte, em uma parceria entre a Oi e o Grupo Bel, de Minas Gerais, que transmite a MTV fora do eixo Rio-São Paulo. A rede não usa satélite, mas a própria linha de fibra ótica da Telemar, para transmitir sua programação para Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, Fortaleza e Vitória. A transmissão é adequada às características de cada cidade, com alguns programas locais e música adaptada ao público-alvo regional.

Segundo a gerente-geral de Marketing do Grupo Telemar, Flávia da Justa, a rede de rádio faz parte da estratégia da operadora desde 2002, de trabalhar o chamado marketing de conteúdo. Ou seja: posicionar a marca da Oi gerando conteúdo próprio, seja por meio de revistas ou programas de TV e rádio.

A música é importante, pois está associada a serviços que podemos oferecer, como videoclipes para download ou ringtones (toques para celular).

Depois do Rio, a Oi FM quer chegar a Salvador, fechando, ao menos por ora, sua expansão. A nova rádio tem um número menor de anunciantes, trabalhando mais com patrocinadores, pois a principal intenção é veicular a marca Oi e gerar tráfego para a operadora.

Em Belo Horizonte, já estamos entre os líderes de nossa faixa de público — disse Flávia, explicando que o alvo são homens e mulheres de 20 a 40 anos, das classes A e B.

A Rádio Cidade, que sairá do ar, foi uma das FMs que revolucionaram o padrão do rádio brasileiro no fim dos anos 70. Nos últimos anos, mantinha uma programação voltada para o rock — e, ironicamente, deixará o dial poucas semanas depois dos megashows de Rolling Stones e U2 no país.

COLUNA GENTE BOA
17/02/2006

COM JAN THEOPHILO, CLEO GUIMARÃES E MELINA DALBONI • E-mail para esta coluna: genteboa@oglobo.com.br

Fora do ar

Pioneira no segmento jovem no Rio, a Rádio Cidade FM, que há tempos vinha praticando uma programação roqueira mequetrefe, encerra suas transmissões no dia 4 de março. Em seu lugar estréia a OI FM, nos moldes da Paradiso e da antiga Globo FM. A OI já opera emissoras em sete cidades do país e agora chega ao Rio.

Fonte: spaces.msn.com/victrolao

Blog

18 de fevereiro

Camille: "Pau no C U da Rádio Oi"

Victor Rib*

Sexta-feira, 17 de março, Circo Voador, Rio de Janeiro. Show de encerramento do Festival Rock Hours, com as bandas Lasciva Lula, Luxúria, Mutreta e Pitty, que entraram no palco em ordem alfabética. No intervalo entre Luxúria e Mutreta, Camille, apresentadora do programa Hora dos Perdidos, da Rádio Cidade, anuncia: "Galera, é com pesar que eu estou aqui em cima [do palco] para avisar que a Rádio Cidade vai acabar. É verdade. Pode acreditar. Dia 28 é nosso último dia e depois disso a gente sai do ar". E saiu do palco, anunciando a banda seguinte.

Quando acabou o show do Mutreta, ela voltou e disparou: "Já falei, galera, a Rádio Cidade foi vendida. Quem comprou foi a Rádio Oi. Pau no C U da Rádio Oi! Por causa dessa rádio, trinta profissionais da Cidade vão ficar desempregados no dia 1º de março. Agora no Rio não vai mais ter rádio rock pra vocês que estão aqui, só rádio de mauricinho e patricinha, que nem aqueles que estão lá fora. Nenhuma rádio vai fazer mais promoção pra show assim. Amanhã a gente vai transmitir os Stones, terça vai sair o ônibus da Rádio Rock para levar a galera pro show do U2 em São Paulo e na quinta-feira vai rolar aqui no Circo o show do Franz Ferdinand, nossa última promoção. Última mesmo. Depois dessa, nunca mais. E onde é que vocês vão ouvir rock? Onde vocês vão ouvir Nirvana? Na Jovem Pan? Hahaha. Como vocês conheceram a Pitty? Vocês conheceriam a Pitty se não fosse a Rádio Cidade? Então... Pau no C U da Rádio Oi! Com vocês, no palco do Circo Voador, no Rock Hours, Pitty".

Há um ano éramos nós, da Fluminense, que enfrentávamos um "fim". Mais ameno, é verdade, porque quase ninguém ficou desempregado devido à mudança de Fluminense FM para BandNews FM. A revolta da Camille é não apenas compreensível, mas digna de respeito e solidariedade. O mercado de rádio no Rio está cada vez mais fechado. Não dá pra trabalhar assim. Lamentável.

(*) As duas citações de C U vieram separadas porque o Spaces é um blog família e não permite a postagem de palavrões. Quer saber, phoda-se! hahaha

13:38:28

Fonte: http://spaces.msn.com/victrolao/blog/cns!5C0B7D4B7445C7FF!275.entry

16 de fevereiro

Rádios do Sistema JB saem do ar

Victor Rib

A um ano de completar seu 30º aniversário, a rádio que revolucionou as transmissões FM no Rio de Janeiro e influenciou emissoras de todo o país sai do ar para dar lugar a uma rádio oriunda de uma empresa de telefonia celular. A partir de 1º de março o ouvinte carioca que sintonizar 102,9 MHz no dial FM não vai mais ouvir a programação da Rádio Cidade, mas da Oi FM, que já opera em cinco cidades: Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Uberlândia e Vitória.

A nova emissora, que começou com uma programação mais alternativa, destacando artistas novos e/ou independentes, se rendeu à programação adulto contemporâneo. O problema é que pra tocar Josh Kelley, Phil Collins e Robbie Williams, já temos a Paradiso FM e - bomba! - possivelmente voltaremos a ter a Globo FM. Sim! É que depois de se desfazer da Cidade, o Sistema JB também vai arrendar a JB FM, líder no segmento adulto contemporâneo do Rio. As negociações já estão bem adiantas com o Sistema Globo de Rádio. O mais provável é que seja a Globo FM, que opera exclusivamente na internet desde julho de 2005, quando o SGR resolveu trazer a CBN para o FM, com o objetivo de não perder audiência para a BandNews FM. As informações são de uma fonte bem próxima às rádios.

Esta mesma fonte dá mais duas informações: a audiência da Cidade, à medida que fica ciente da mudança, está ficando com raiva da Oi Telefonia; mas nem tudo é ruim: a Oi FM não faz jabá. Pelo menos alguma coisa se salva. Só resta saber se a Oi FM não vai mudar de idéia quanto ao jabá, como fez em relação à programação.

Os valores das negociações das emissoras ainda estão sob sigilo e não há data para a JB FM mudar. No entanto, existe certeza sobre um dado bastante animador: todos os funcionários serão demitidos. Isso porque a Oi FM não tem locução e os programas que vão passar aqui serão os mesmos já produzidos pela rede. Enquanto isso, a Globo FM tem uma equipe de profissionais que estava agradando boa parte da audiência e - o que é mais importante numa empresa deste porte - os patrões. Estes radialistas devem voltar e ficar no lugar da equipe da JB.

11:24:19

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal