Voltar à seção História Voltar à Página Principal

UM BREVE HISTÓRICO DA RÁDIO CONTINENTAL AM 1030

Texto publicado por Paulo Cesar PC no Facebook em 25 de fevereiro de 2022.

Bem antes das rádios all news existirem no Brasil - emissoras com programação voltada exclusivamente para o jornalismo, uma emissora carioca já fazia isso no passado e com enorme sucesso. Com essa linha de programação, a RÁDIO CONTINENTAL AM 1030 Khz era imbatível. Nem mesmo a poderosa Rádio Globo dos bons tempos lhe fazia frente quando o assunto era jornalismo. E olha que estou falando daquela fantástica Rádio Globo! Isso mostra a dimensão do que era a Continental.

Não é errado dizer que ela foi a primeira rádio conceitualmente jornalística do Brasil. Centrada no jornalismo e nas transmissões esportivas, a Continental fazia ao vivo a cobertura de vários eventos. Seu famoso slogan, 'A Continental Está em Todas', traduzia bem isso. No seu auge, sua equipe de esportes foi considerada a melhor equipe esportiva do rádio brasileiro. Nomes famosos brilharam nesta equipe: Waldir Amaral, Mário Vianna, Clóvis Filho, Otávio Name, Luiz Fernando, Batista Jr., Wagner Luiz, Ivo Sutter, Orlando Augusto, Moisés Simas, Ricardo Amorim, Agostinho Gomes, José Pereira, Halmalo Silva, Ronaldo Castro, Carlos Marcondes e outros mais.

No jornalismo, a emissora tinha um dos maiores repórteres de todos os tempos do rádio brasileiro - Carlos Palut, que comandava um grupo de repórteres, denominados de “Comandos Continental”. Isso fez com que a rádio aumentasse sua reportagem externa e ao vivo.

A RÁDIO CONTINENTAL era de propriedade do empresário Rubens Berardo. Tempos depois, ele vendeu a emissora para o grupo da Rádio Capital de São Paulo, que trocou seu nome para Rádio Capital.

Voltar ao Início Voltar à seção História Voltar à Página Principal