Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA!!! (parte 1)

Escrito em 10 de maio de 2006 por Ernesto Costa Pina.

Prezados amigos

Andei observando com atenção as mudanças no dial carioca, e vou fazer alguns comentários sobre esse nosso tão sofrido DIAL!!.

Começaremos pelo assunto sensação que é o fim da Rádio Cidade e a entrada da OI FM. Bem, a Rádio Cidade ao longo de sua linda história, teve muitos momentos bons e outros muito ruins. Os bons todos nós já sabemos, mas ressalto a fase de 1977 a 1981.Que coisa magnífica!! Rádio como aquela infelizmente hoje não teremos igual.

Outra fase foi a do pioneirismo, sendo a primeira rede de rádios via satélite da Região Sudeste, mas vocês vão me dizer: "não era a Transamérica a 1ª rede de rádio via satélite??" Eu digo que não!! A Transamérica não era via satélite, era uma rede sim mas sem satélite, ou seja, alguns programas eram gravados nas matrizes que na época era a matriz 1 São Paulo e a Matriz 2 Rio de Janeiro, que tinha até um estúdio de gravação muito utilizado pelas gravadoras de grande porte.

Mas voltando ao caso da Cidade, esta emissora chegou a ter 22 afiliadas, sendo que em SP era afiliada própria. Isso tudo aconteceu em 1990 até 1992, e infelizmente a rede se desfez por problemas financeiros do Sistema JB.

Outra grande fase foi a implantação da Rádio Cidade em Portugal. Era uma cópia escarrada da Rádio Cidade do Rio de Janeiro.

E por fim, vamos falar de algumas fases ruins, começando em 1988 quando a Cidade tentou veredar por um caminho mais popular. Cheguei até a ouvir axé na Rádio Cidade. Isso durou até 1989. Foi aí que a rádio deu uma alavancada em sua programação que já seria um prenúncio da rede que viria em 1990. E a outra fase ruim (que me desculpem os roqueiros da geração Cidade do Rock!!) foi a implantação da Rede Rock capitaneada pela 89 de SP, ou seja, toda a irreverência e criatividade da Cidade FM do Rio ficou pra trás com a entrada da Rede Rock de rádio. Isso em 2001, que durou até março de 2006, onde inexplicavelmente a Rede Rock foi dissolvida e até a matriz (a 89 FM) virou meio pop (coisa que já acontecia na Cidade, pois a Cidade nunca foi uma rádio verdadeiramente rock!!).

Aí, o Sistema JB, sabendo da dissolução da Rede Rock, não preferiu apostar em uma programação 100% local, pois ficaria muito caro manter a rádio no ar, pois como já sabemos, o Grupo JB está muito mal financeiramente e quase na falência!! Então, o que fizeram os monstros sagrados do mercado? Fizeram o que todos os donos de rádio que não querem investir na emissora fazem: arrendaram o canal 102,9 para o grupo TELEMAR, que dona da operadora OI, por uma bagatela de 5 milhões de reais e 1 milhão de luvas... Com uma proposta dessas, o JB na hora aceitou e por fim jogou uma pá de cal numa história de pioneirismo, conquista e aceitação geral.

Daí, em março de 2006 veio a bomba que a Grande Rádio Cidade, exemplo para muitas rádios do Brasil e do mundo iria sucumbir no FM e nascer na Internet, pensando eles que todos os cariocas têm Internet em casa gratuita sem ficar pagando pulsos a TELEMAR. O som é um lixo e a conexão cai a toda hora!!

Mas será que isso também não foi estratégia da TELEMAR ?? Porque quem não tem banda larga fica na conexão dial up, que paga pulsos à TELEMAR, que lucra em dois lados nos seus pulsos e nos ring tones da OI FM. Não seria uma operação casada??

E outra coisa: uma rádio como a OI FM que não tem locutores e só toca música numa salada doida que vai do rock ao dance pop, pior que a Jovem Pan, ou seja uma rádio sem identidade. Ai eu pergunto: rádio não é uma concessão pública??

Então por quê existem rádios que não são feitas para os ouvintes e sim feitas para seu próprio ganho?? Por isso que a OI FM não está nem ai para o IBOPE porque ela quer mesmo é vender ring tones (haaa, outra coisa, quem administra parte da TELEMAR/OI, é o filho do presidente Lula... Esquisito, não??).

É, pessoal, é triste ver isso e o contrato é por 6 anos, ou seja, teremos que aturar essa tal de OI FM por 6 ANOS!!

Haaa, já ia me esquecendo, tá rolando na Internet (propriamente no ORKUT) uma movimentação dos clientes da CLARO pedindo a empresa que ela também tenha uma rádio: a CLARO QUE É ROCK FM, para ir em contra partida da OI FM. Seria uma idéia legal, eu como sou cliente da OPERADORA VIVO, estou apoiando essa idéia. Apóie você também, mande torpedo, e-mail, carta, vá pessoalmente, sei lá, faça sua parte e lute para que nós cariocas possamos ter uma rádio verdadeiramente rock!!

E finalizando, digo que a Rádio Cidade é eterna, e espero que ela volte, como espero também que volte a Flu FM tirando essa tal " All News" e colocando uma programação de classic rock tipo da Kiss FM de Sampa!!

Na próxima parte irei falar da bagunça do dial AM do Rio.

Até breve.

Ernesto Pina

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal