Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

BANDEIRANTES AM QUER TIRAR TELEFONES DO FAIXA LIVRE

Escrito em 3 de dezembro de 2008 por Marcelo Delfino.

São cada vez maiores os rumores sobre a intenção do Grupo Bandeirantes de desalojar todos os programas de horários alugados da Bandeirantes AM 1360, para criar na rádio uma programação própria semelhante à da matriz paulistana.

Neste mês, a grande novidade é que a direção da Band AM avisou à cúpula do seu programa líder de audiência Faixa Livre que pedirá à empresa Oi que bloqueie os telefones fixos do estúdio para ligações externas, deixando-os liberados apenas para receberem ligações dos ouvintes.

O Faixa Livre utiliza um horário alugado pela AEPET na Band AM para dar notícias, fazer entrevistas, promover debates e ler participações dos ouvintes. O programa trata exclusivamente de assuntos políticos e econômicos do cenário nacional e internacional, com um viés esquerdista, se contrapondo ao viés neoliberal da concorrência. No ar desde dezembro de 1994, o programa teve uma fase petista, desde a Era FHC até meados da Era Lula, mas ainda durante o primeiro mandato do atual presidente, o programa adotou uma postura pró-PSOL, que é o partido preferido do apresentador Paulo Passarinho. Embora o programa dê espaço também para movimentos populares, nacional-esquerdistas e para políticos do PDT e do PSB. Eventualmente, e dependendo do assunto, dão espaço para um único tucano: o deputado Gustavo Fruet (PR).

O apresentador Paulo Passarinho já declarou no ar que, sem telefones para entrar em contato com os colunistas fixos do programa e coloca-los no ar, o programa fica "mortalmente ferido". A cúpula do programa negocia a manutenção plena dos telefones do estúdio, mas dá sinais de que a longa jornada do Faixa Livre na Band AM poderá chegar ao fim, caso o impasse continue.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal