Voltar à seção História Voltar à Página Principal
LANÇADO DOCUMENTÁRIO SOBRE A FLUMINENSE FM
Escrito em 26 de setembro de 2007 pelo Editor.
Finalmente foi lançado o filme A Maldita, totalmente dedicado à Fluminense FM 94,9, a mitológica rádio rock inaugurada em 1º de março de 1982. O curta-metragem, embasado principalmente no livro A Onda Maldita de Luiz Antonio Mello, está sendo exibido no Festival do Rio, e também pode ser visto através do Porta Curtas.
Trata-se de um excelente documentário com fotos, gravações originais da rádio nos três primeiros anos e depoimentos recentes de personagens ligados a aquele período histórico da Maldita.
Estes são os depoentes, por ordem de aparição: Luiz Antonio Mello (fundador da rádio), Sergio Vasconcellos, Amaury Santos, Joubert Martins, Álvaro Fernandes, Monika Venerabile e Selma Boiron (ambas locutoras pioneiras da rádio), Mylena Ciribelli (locutora contratada posteriormente), Kiko Fernandes, Ramon Alencar e Alfredo de Souza Bonfim (ouvintes da época), Paulo Sisino, Mario Neto, Serguei, Lobão, Evandro Mesquita, Bi Ribeiro, Herbert Vianna, Dado Villa-Lobos, João Barone e Claudio Salles.
O filme aborda, entre outros assuntos: a criação e a inauguração da rádio, seu início, a seleção das primeiras locutoras, a repercussão junto aos ouvintes, a primeira promoção (em cima do lançamento de um LP do grupo Adam And The Ants), a criação do personagem Jarbas Falópio, os artistas lançados e o fim da rádio.
Eis alguns dados técnicos e a sinopse do filme:
A Maldita
Gênero: Documentário
Diretora: Tetê Mattos
Ano: 2007
Duração: 20 min
Cor: colorido
País: Brasil
Em março de 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, conhecida como MALDITA, que com irreverência, ousadia e criatividade na programação, rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início a chamada geração Rock 80. Filme participante da Mostra Competitiva no Festival do Rio 2007.
Ficha Técnica
Produção Izabella
Faya Fotografia Alex
Araripe Roteiro Tetê
Mattos Depoimentos Luiz
Antonio Mello, Sergio
Vasconcellos, Amaury
Santos, Monika
Venerabille, Selma
Boiron, Milena
Ciribelli Montagem Luiz
Guimarães de Castro Música Herbert
Vianna, Mário
Neto, Laert Sarrumor.
Voltar ao Início
Voltar à seção História
Voltar à Página Principal