Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

UMA POSSIBILIDADE: A PRIMEIRA METADE DO DIAL FM OCUPADA TOTALMENTE POR PROGRAMAS "AM EM FM"

Escrito em 3 de junho de 2009 por Marcelo Delfino.

Não é delírio apocalíptico. Uma análise detalhada dos últimos acontecimentos e do dial FM carioca permite chegar a esta possibilidade. Neste artigo, trataremos apenas da primeira metade do dial FM carioca, de 87,9 a 97,9. Atualmente, a primeira rádio é a "Nossa Rádio FM" 89,3, e a última é a Melodia FM 97,3.

De todas essas rádios, quatro tem programas "AM em FM": 93 FM 93,3 (Debate 93, de segunda a sexta, 11 a 12h), Roquette Pinto FM 94,1 (toda a programação de segunda a sexta, 7 a 13h), Paradiso FM 95,7 (A Hora do Blush, de segunda a sexta, 17 a 19h) e Melodia FM 97,3 (debate de segunda a sexta, 11 a 12h, com reprises nos fins de semana). Outras três rádios são "AMs em FM" 24 horas por dia: CBN FM 92,5, Band News FM 94,9 e Tupi FM 96,5. Por fim, acrescentemos a "Nossa Rádio FM" 89,3 e seus cultos.

Ou seja: das nove rádios FM da primeira metade do dial (a segunda metade tem 11 rádios), apenas a MPB FM 90,3 não tem um único programa "AM em FM".

Fontes do TRIBUTO dão conta de que a Globo AM 1220 tem mais de 90% de chances de fechar nesta semana a compra da FM 95,7, ex-Alvorada, hoje arrendada pela Paradiso FM. A hipótese mais provável é que a Globo AM queira fazer da 95,7 sua repetidora, o que faria a Globo FM 95,7 ser a quarta "AM em FM" do Rio, depois da Band News, da CBN e da Tupi.

As fontes do TRIBUTO também informam que a famigerada Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) quer arrendar ou comprar uma FM no Rio. Duas delas estão na primeira metade do dial: MPB FM 90,3 e Melodia FM 97,3. A outra está na segunda metade: JB FM 99,7. Sabemos muito bem que o programa A Voz da Libertação da IPDA é quase totalmente composto por orações, trechos de cultos e exorcismos mil. Com pouca ou nenhuma música.

Caso a MPB FM 90,3 seja arrendada ou comprada pela IPDA, os programas "AM em FM" estarão presentes em toda a primeira metade do dial FM da segunda maior metrópole brasileira. E caso isso ocorra simultaneamente com a compra da 95,7 pela Globo AM, poderemos ter no horário das 11 às 12h algo insólito, digno de um país de tolos: uma sequência inteira de oito FMs (da 90,3 à 97,3) transmitindo programas "AM em FM", sem tocar uma música sequer. Um cenário desses seria o paraíso dos malditos Fanáticos Modulados, que fingem não existir o AM e insistem em querer ouvir seus comunicadores, debatedores, fofoqueiros, âncoras, comentaristas e colunistas em som de CD estéreo. Pouco se importando com a aniquilação das melhores FMs do Rio e a transformação do dial AM em covil de politiqueiros e vendilhões do Templo.

Oh, triste rádio do Rio de Janeiro! Quando reagirás contra teus inimigos?

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal