Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal
EDITOR DO TRIBUTO CONFERE RÁDIOS FM DE SÃO PAULO
Escrito em 13 de junho de 2009 por Marcelo Delfino.
Compromissos familiares me deram a excelente oportunidade de viajar no dia 11 de junho de 2009 (feriado de Corpus Christi) rumo à cidade de São Paulo. Permaneci na capital paulista de 10:45 às 16:20 horas, mais ou menos.
Fora os compromissos familiares, que não cabe contar aqui, aproveitei o dia para ouvir as rádios paulistanas, já que passei quase o tempo todo dentro do carro, ou perto dele. Como São Paulo possui umas 39 FMs e 29 AMs, é óbvio que não pude conferir todas elas. Tive que me contentar em conferir algumas FMs. Levemos em consideração que ouvi as rádios da Via Dutra (trecho de Guarulhos) até a USP, passando pelo bairro do Ibirapuera e pelos locais entre estes três pontos.
Eis a lista de rádios:
89 FM 89,1
A ex-"Rádio Rock" se transformou em mais uma baranga pop. Mistura modismos de temporada com dance music. Agora, sim, a 89 está mostrando sua verdadeira face. A rádio tem um excelente sinal.
Nova Brasil FM 89,7
Ah, Orestes Quércia, tu és muito muquirana por ter tirado a Nova Brasil duas vezes do Rio de Janeiro... Matei um pouco da saudade da rádio emepebista, nas duas vezes que a sintonizei. Na primeira, ela tocava Gal Costa. Na segunda, na hora do almoço, ela tocava A letra A, de Nando Reis. A rádio tem um excelente sinal.
Uma boa notícia: quando a sintonizei, ela não tocou Ivete Sangalo nem Armandinho.
Gospel FM 90,1
É uma das FMs com outorgas no interior de São Paulo, mas que migraram sede e transmissores para a capital. Essas rádios são conhecidas como "as rádios que andam".
Com outorga de Jundiaí, a melhor rádio gospel do Brasil tem um sinal razoável, bem inferior à de sua filial carioca. Mas deu para sintoniza-la. Como peguei a rádio nos piores programas (os programas alados dos líderes da Renascer), não deu para fazer uma avaliação geral da rádio.
CBN FM 90,5
Tirando o fato de transmitir quase que totalmente com som local, o que proporciona um som melhor em estéreo (pouco relevante em se tratando de um AeMão que só repete notícias), é rigorosamente igual à irmã carioca. É professoral, manipuladora, direitista e neoliberal. Só tem como atrativo um trabalho excelente de reportagem, obviamente presente na verdadeira CBN, a AM 780. A FM tem um excelente sinal.
Bandeirantes FM 90,9
A repetidora FM da tradicional Bandeirantes AM 840 tem outorga no litoral paulista. Resultado: seu sinal em todas as áreas onde fui é uma lástima. Não deu para entender coisa alguma que a rádio transmitia. Parecia uma FM de outro Estado. É incrível como o Grupo Bandeirantes ainda joga dinheiro fora com esse fracasso. Haja jabá político e esportivo para mantê-la no ar.
SulAmérica Trânsito FM 92,1
A rádio arrendada pelo grupo Bandeirantes e patrocinada pelo grupo SulAmérica é outro AeMão. Passa o dia inteiro dando boletins de trânsito, tanto das ruas de São Paulo como das estradas do entorno. Naquele feriadão de Corpus Christi, privilegiou os boletins das estradas. As poucas músicas que toca são o pior da história da música contemporânea e da música pop. A rádio tem um excelente sinal.
Mitsubishi FM 92,5
Mais uma "rádio que anda". Outrora arrendada pela Canção Nova FM de Cachoeira Paulista, a atual Mitsubishi FM tem uma programação excelente, com bastante soft rock. A rádio tem um excelente sinal.
Eldorado FM 92,9
Com excelente sinal, toca bastante música contemporânea.
USP FM 93,7
A USP FM é uma das poucas rádios realmente universitárias deste país. Tem uma programação qualificada e eclética. Tem um excelente sinal.
Antena 1 FM 94,7
A verdadeira proprietária da marca Antena 1 é muito inferior à sua saudosa franqueada carioca. Tem um excelente sinal, mas uma programação contemporânea sofrível. Verdadeiros rest sellers dominam a planilha musical. Para os amigos órfãos da Antena 1 carioca, um aviso sincero: não vale a pena trazer essa coisa para o Rio. Briguem pela volta da Antena 1 carioca, com nossos produtores e nossas locutoras.
Nativa FM 95,3
É a mesma desgraceira da homônima carioca assassina da Antena 1 Lite FM. Só que com mais duplas sertanejas. Tem um excelente sinal.
Band News FM 96,9
É a matriz da maior fraude da década. Tem um excelente sinal.
Energia 97 FM 97,7
A ex-roqueira rádio 97 virou uma rádio exclusivamente de música eletrônica e dance music. Tem um excelente sinal.
Metropolitana FM 98,5
Apenas mais uma rádio pop no mar de rádios de São Paulo. Tem um excelente sinal.
Rede Aleluia FM 99,3
Está se tornando cada vez menos uma rádio de música evangélica, e está sendo tomada pelos bispotes, que falam ao microfone, às vezes colocando ouvintes no ar. Tem um excelente sinal.
Jovem Pan FM 100,9
A rádio cujos órfãos cariocas nem se dão mais ao trabalho de reivindicar sua volta. Continua com aquele modelo mal xerocado da carioca Rádio Cidade de 1977. Tem um excelente sinal.
Kiss FM 102,1
A despeito de ser mais uma "rádio que anda", cuja outorga é de Arujá, é de longe a melhor FM de São Paulo. Só rock clássico, direto. Na parte da tarde, depois do almoço, só ouvi ela. Consegui ouvi-la até quase 18h, quando o sinal dela morreu pouco antes de Aparecida do Norte. Em São Paulo, tem um sinal excelente. Pega até dentro de túneis subterrâneos, como Ayrton Senna e Papa João Paulo II.
Imprensa FM 102,5
Atualmente, toca só forró. Tem um excelente sinal.
Cultura FM 103,3
Continua sendo um modelo nacional de rádio clássica, junto com a MEC FM 98,9 carioca. A Cultura FM tem um excelente sinal.
FM 107,3
Continua sendo uma rádio rock. Apenas deixou de ser a Brasil 2000 (nome que permanece na fundação gestora) e passou a servir integralmente à faculdade Anhembi-Morumbi, a qual é ligada. Tem um excelente sinal.
Tropical FM 107,9
Não tem nada a ver com as rádios de Armando Campos. É apenas mais uma rádio populista, como tantas outras. Tem um excelente sinal.
Impressão geral
São Paulo tem excelentes opções de emissoras. Dá para ouvir rádio 24 horas por dia, sem se enervar por falta de opção.
No entanto, São Paulo deixou de ser referência mundial em rádio. Só continua sendo referência nacional pela situação decadente onde os concessionários colocaram o rádio brasileiro. O único dial brasileiro páreo com o de São Paulo é o de Porto Alegre.
O Rio de Janeiro tem radialistas competentes o suficiente para fazerem FMs comparáveis às paulistanas e às porto-alegrenses. Nem é necessário importar as melhores franquias paulistanas.
Resta saber quando os jecas detentores das outorgas do Rio acabarão com o mercadão das drogas e farão um trabalho que preste. Ministério Público, pra cima deles!
Voltar ao Início
Voltar à seção Artigos
Voltar à Página Principal