Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal

KISS FM - 92,9 MHz

UM ESPAÇO PARA CLASSIC ROCK E BANDAS RECENTES

Escrito em 28 de setembro de 2024 por Marcelo Delfino.

Kiss FM

A Kiss FM é uma franquia criada no ano de 2001 na cidade de São Paulo. Pertence à Rede Mundial de Comunicação (antiga Rede CBS), liderada pelo empresário Paulo Abreu. Uma definição mais precisa da Kiss FM tem como fontes a empresa Misasi Comunicação e o blogue Brasil Rádio News:

A Kiss FM é a única rádio com programação genuína e 100% rock and roll, em São Paulo. Foi a primeira emissora brasileira a adotar o conceito classic rock com base nos moldes já consagrados das estações de rádio norte-americanas, europeias e canadenses, que também seguiam o estilo. A emissora foi ao ar em 13 de julho de 2001, não por acaso Dia Mundial do Rock, sempre tocando o melhor do rock e do classic rock. Consolidou-se com sua proposta diferenciada em um público adulto, segmentado e qualificado. Em setembro de 2005, tornou-se a primeira FM de São Paulo a transmitir também no sistema digital. Opera nas freqüências 102,1 MHz em São Paulo; 107,9 MHz em Campinas; 90,1 MHz no Litoral Paulista, e 94,1 MHz em Brasília-DF.

Essa rede criada pela Kiss FM apenas com emissoras próprias (sem operar com rádios alugadas ou arrendadas) tem como objetivo atingir as regiões e praças com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do país. As praças com maior PIB são: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As regiões de maior PIB são: a Grande São Paulo, o interior de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro.

Com essas quatro emissoras citadas, faltava uma no Rio de Janeiro. O fim de todas as rádios rock que o Rio teve ao longo da História (Federal AM 760, Eldo Pop FM 98,1, Fluminense FM 94,9 e, com muita boa vontade e conivência, a Cidade "Rádio Rock" em FM 102,9) tornou urgente a criação de uma nova rádio rock no Rio. E com rock autêntico, diga-se de passagem.

Já que o empresariado detentor das FMs cariocas quis dar as costas para o mercadão de rock do Rio de Janeiro, a Kiss FM de São Paulo passou a ser vista como uma boa alternativa possível. Ainda que, com o passar do tempo, a rádio tenha incorporado sons recentes, deixando de ser, assim, uma rádio 100% classic rock.

A equipe deste TRIBUTO vinha observando os bastidores do rádio brasileiro, desconfiando desde 2009 que a Kiss FM estivesse se movimentando para desembarcar em terras cariocas. Acabamos descobrindo que a Kiss FM Rio de Janeiro passou a ser prioridade e objetivo pessoal de alguns membros da família Abreu, detentora da Rede Mundial e da franquia Kiss FM.

Inicialmente, recebemos uma nota divulgada pelo Meio & Mensagem, que foi registrada aqui no TRIBUTO. No dia 11 de novembro de 2009, fui pessoalmente visitar a rádio em São Paulo, visita documentada aqui. No dia 19 de março de 2010, criei o blogue da Kiss Rio, com esta postagem, sem ter nenhuma certeza se a rádio viria para o Rio ou não. Mas com o objetivo declarado de ajudar a trazer a rádio para o Rio de Janeiro.

Os testes da rádio começaram no dia 7 de agosto de 2010, segundo alguns ouvintes. O sinal de testes foi afetado por rádios piratas que havia na frequência 91,9 em diversos bairros do Grande Rio, notadamente pela evangélica Céu FM 91,9 de Duque de Caxias, que chegou a alcançar o Centro do Rio.

Ainda em agosto de 2010, veio a confirmação oficial. No dia 11, escrevi no blogue:

Recebi um relato de um radialista que trabalha num dos parques de transmissão do Morro do Sumaré. Ele diz ter ouvido a Kiss FM em 91,9 lá no alto. Mas o sinal vinha de longe, não do próprio Sumaré. Disse também que o sinal era fraco e misturado ao de uma rádio pirata evangélica.

Mandei tudo que sabia sobre esses testes em FM 91,9 para a Kiss FM. Recebi em troca um comunicado. Estou guardando o original a sete chaves, mas transcrevo o que diz o breve texto:


Sim, por enquanto é fase experimental

Ou seja: era tudo oficial. Não só a Kiss FM Rio de Janeiro entrou em fase de testes, como confirmou seu canal: 91,9.

A Kiss FM pediu licença ao Ministério das Comunicações para instalar um transmissor de 30 kW no Morro do Sumaré, no Rio de Janeiro. E conseguiu. No dia 28 de janeiro de 2014, começaram os testes com o sinal do Sumaré, conforme registrou o blogue:

Testes da Kiss Rio possivelmente no ar

As fontes do Grupo do Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro registram que hoje, 28 de janeiro de 2014, podem ter começado os testes para a entrada no ar do sinal da Kiss FM nos 91,9 MHz do Rio de Janeiro gerado a partir do Morro do Sumaré. Mais precisamente, da torre da Ideal TV, que aluga seu espaço para a Kiss FM instalar seus equipamentos. Há quem afirme não sintonizar nada, e há quem registre, em diferentes pontos do Grande Rio, ter sintonizado rádios piratas evangélicas ainda atuantes nos 91,9 MHz. Aguardemos o fim dessa história.

A espera de longos anos pela Kiss FM do Rio de Janeiro acabou no dia 5 de fevereiro de 2014, conforme relato do blogue:

Kiss FM no ar! Guardem a data: 5 de fevereiro de 2014

5 de fevereiro de 2014 entrou para a história do rádio carioca. Entrou no ar ontem no fim da tarde o sinal de teste da Kiss FM 91,9 gerado a partir do parque de transmissão do Morro do Sumaré, com antena instalada na torre da Ideal TV (ex-MTV Brasil) e transmissores de 35 kW, mas que trabalharão no máximo com 30 kW de potência autorizada e poderão operar nesses testes iniciais com apenas 5 kW. Segundo relatos de ouvintes em postagem anterior, a qualidade do som ainda é de 56 kbps, mas sem chiados ou ruídos. Isso no Méier. Em Vila Isabel também é possível sintonizar a rádio. No Engenho de Dentro também, mas é possível perceber algumas falhas características de som digital em arquivos MP3 de 56 kbps. Além disso, o sinal carioca corta os intervalos da programação, que por enquanto está sendo gerada pela matriz paulistana. Mas é possível ouvir nos intervalos algumas vinhetas locais, fazendo referência aos 91,9 MHz. Em outras vezes, o intervalo ainda é mudo. Os testes deverão continuar nos próximos dias.

O que interessa é que, finalmente, nós do Rio de Janeiro podemos agora dizer: seja bem vinda ao Rio de Janeiro, Kiss FM! Estaremos aqui apoiando, escutando, incentivando, divulgando e até criticando construtivamente, se for necessário. O blogue fica, desde já, à disposição para comentários dos leitores e dos ouvintes. Também começaremos a publicar postagens e comentários sobre a programação.

Uma série de problemas burocráticos impediram a Kiss FM de permanecer no ar com antena no Morro do Sumaré, no Rio de Janeiro. O sinal da antena de São Gonçalo costumava ficar mudo, quando não fora do ar.

Em 2023, a Kiss FM passou a transmitir com potência classe A4 a partir de São Gonçalo, onde a rádio instalou estúdios, transmissores, torre e antena. No mês de outubro de 2023, a Kiss FM migrou de 91,9 MHz para 92,9 MHz. Em 27 de setembro de 2024, a rádio passou a transmitir a partir de seu transmissor provisório localizado no alto de um edifício no Bairro Imperial do Centro do Rio, enquanto não tem autorização para transmitir a partir do Morro do Sumaré.

Documentos históricos sobre a criação da Kiss FM

DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar (testes em São Gonçalo): 7 de agosto de 2010

Entrada no ar (testes a partir do Morro do Sumaré): 5 de fevereiro de 2014

Entrada no ar (a partir do Centro do Rio): 27 de setembro de 2024

Sede da outorga: São Gonçalo

Alcance: Centro do Rio e arredores

Endereço: Av. Rio Branco, 245 - 37º andar - Bairro Imperial do Centro, Rio de Janeiro - RJ

Portal na Internet: www.kissfm.com.br

X: @Kiss_FM

Facebook: radiokissfm

Instagram: kissfm92.5

Threads: @kissfm92.5

YouTube: radiokissfmoficial

Spotify: radiokissfm

TikTok: @kissfmoficial

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal