Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal
93 FM - 93,3 MHz
PORTA-VOZ DOS EVANGÉLICOS TRADICIONAIS
Escrito em 11 de abril de 2022.
A outorga FM 93,3 carioca foi disputada a tapa, por ser a última outorga comercial concedida para a capital. Depois, foi concedida apenas a outorga FM 106,7, mas para São Gonçalo.
Dois dos principais concorrentes foram a Fundação Catedral (da Arquidiocese do Rio) e a dupla de empresários Edson Dominguez (dono da TV Serramar, afiliada da Rede Globo em toda a região serrana) e Arolde de Oliveira (deputado federal - PFL-RJ). A dupla venceu a concorrência.
De posse da rádio, os empresários fundaram a Nacional FM, rádio dedicada à MPB, incluindo alguns nomes do já consagrado rock brasileiro. A antiga Nacional FM dos 100,5 já tinha sido desalojada, em favor da RPC, e a nova Nacional FM conquistou a maioria dos ouvintes da homônima extinta. Na época, alguns radialistas questionaram o fato de a 93,3 estar usando o mesmo nome fantasia outrora utilizado pela FM da Radiobrás.
Com o início dos infames anos 1990, seu fim foi rápido. Em 1992, Arolde de Oliveira comprou toda a participação de Edson Dominguez na rádio. Sendo o deputado Arolde membro atuante da Primeira Igreja Batista de Niterói, ele não teve outra idéia: transformou a Nacional FM em uma rádio evangélica.
Na época, a cúpula da rádio recebeu críticas por acabar com o importante espaço para a MPB que era a Nacional FM. A esposa de Arolde de Oliveira, sra. Yvelise, respondeu afirmando que música evangélica "também é MPB".
A nova rádio, com o nome El Shadday, foi a primeira rádio, digamos, "pop gospel" do Rio, muito antes da Manchete Gospel. Provocou um alvoroço, dentro e fora do meio evangélico, ao tocar músicas evangélicas em quase todos os ritmos. Valiam samba gospel, reggae gospel,
rock gospel (foi a primeira rádio a tocar Oficina G3 e Resgate no Rio) e até o white metal de bandas como Whitecross e Petra. Também havia muita música cristã americana.
No entanto, a juventude evangélica perdeu sua FM exclusiva em 1994, ano em que a estação se transformou na atual 93 FM, uma rádio de música evangélica convencional, que só cede horários para informes das igrejas na parte da noite.
Há alguns anos, o radialista Alberto Brizola (sobrinho de Leonel Brizola, não filho, como alguns acham) levou o seu programa estilo AeMão para a 93 FM. Não com o nome "Caravana do Amor", adotado em rádios AM, mas com o nome "Caravana do Louvor". Também criou um programa de debates, às 11h, com a pretensão de concorrer com Haroldo de Andrade, da Globo AM.
Alberto Brizola deixou a 93 FM, quando iniciou sua vitoriosa campanha de reeleição para o cargo de deputado estadual. Não voltou mais. Hoje, a Caravana do Louvor e os debates da 93 são apresentados por outros locutores.
Nas palavras de Yvelise de Oliveira, a rádio serve também de "vitrine" para a gravadora evangélica da família, a MK Music, que ela mesma dirige. Fecha-se assim o ciclo do grupo evangélico mais familiar (literalmente) do Rio, que inclui ainda o portal de notícias Pleno News.
A rádio 93 FM é porta-voz informal das igrejas evangélicas mais tradicionais, não-pentecostais, como as batistas, as presbiterianas, a Metodista e outras, embora os pentecostais também tenham voz na rádio e a programação musical hoje em dia seja mais pentecostal. A rádio virou referência até para a mídia comum (não ligada a nenhuma igreja).
DADOS DA RÁDIO
Entrada no ar (outorga): 1989
Duração da El Shadai jovem: 1992 a 1994
Entrada no ar da atual programação: 1994
Sede da outorga: Rio de Janeiro
Alcance: Grande Rio e arredores. Possui dois parques de transmissão no Rio de Janeiro: um no morro do Sumaré e outro na Serra do Mendanha (Zona Oeste carioca).
Endereço: Rua Gotemburgo, 211 - São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Telefone do ouvinte: (55)(21) 2580-0093
Outros telefones: (55)(21) 2589-1301, 2589-1382 e 2589-9310
Portal na Internet: www.radio93.com.br
Endereço no Facebook: www.facebook.com/Radio93.3fm
Endereço no Instagram: www.instagram.com/radio93fm
Perfil no Twitter: @93fmgospel
Canal no YouTube: Rádio 93 - FM Gospel
Número no WhatsApp: (55)(21) 96803-8319
Voltar ao Início
Voltar à lista de Rádios FM
Voltar à Página Principal