Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal

94 FM - 94,1 MHz

AO SABOR DO GOVERNO ESTADUAL DE PLANTÃO

Escrito em 1º de abril de 2007. Atualizado em 22 de outubro de 2017.

A Roquete Pinto FM (atualmente chamada de 94 FM) tem uma história tumultuada, em parte provocada pela insistência que os aliados de cada novo governador têm em quererem usar a rádio para satisfazer caprichos pessoais. Não custa lembrar: assim como a Roquete Pinto AM, a FM pertence ao Governo do Estado.

Cada novo governo que toma posse troca a cúpula da rádio e muda a programação.

Até o segundo governo de Leonel Brizola (1991-1994), a rádio cumpria seu papel de ser uma rádio musical, com alguma utilidade pública. Sua outorga é de rádio educativa, e nesta época ela cumpria (pelo menos em parte) este preceito.

No ano de 1992, quando a ex-rádio de MPB Nacional FM 93,3 virou rádio evangélica, apesar da boa audiência, a Roquete FM tentou captar ouvintes da extinta vizinha de dial. Colocou ao longo do dia vários módulos somente de MPB. Mas isso acabou logo, com a dispersão dos ex-ouvintes da Nacional FM. Eles se dividiram entre a JB FM e a ainda não-extinta Alvorada FM, que divulgavam bem a MPB, ao lado da música internacional.

A Roquete FM começou a desandar a partir do governo Marcello Alencar (1995-1998). A rádio passou a tocar quase que totalmente só samba e "pagode". Até aí, não haveria muito o que reclamar. O problema é que a rádio passou a veicular programas "típicos de AM", como programas e transmissões esportivas.

No governo Anthony Garotinho (1999 até abril de 2002), a então FM 94 decaiu de vez. De rádio FM, se tornou uma pseudo-rádio AM de última categoria. Manteve as transmissões esportivas, e entupiu a programação com montes de programetes jornalísticos. Pra manter as aparências, alguns programas mantiveram o perfil do FM. Mas do pior do FM, com programas popularescos (ou populistas), inclusive alguns de equipes de funk carioca. A programação ganhou o acréscimo de músicas que jamais deveriam estar numa rádio criada para ser educativa.

Na administração da diretoria nomeada pela governadora Benedita da Silva, a rádio voltou a ter uma programação unicamente musical, sem programas falados ou transmissões esportivas, mas mantendo os mesmos programas musicais da administração anterior.

A rádio manteve a mesma programação, a partir da posse da governadora Rosinha Garotinho, em 2003. Apenas deixou de se chamar FM 94 e voltou a ser 94 FM (que "grande" mudança!).

Em 2005, a rádio adotou o nome Roquete 94 FM e trocou a planilha musical da programação normal, voltando a tocar somente MPB. Ao mesmo tempo, vários horários foram ocupados com programas de jornalismo prolongado, com reportagens e entrevistas, todos eles com vários intervalos em que eram tocadas duas músicas de MPB em cada um.

Estava claro que o objetivo da Roquete 94 era ter vários programas "AM em FM" que deveriam estar na desativada Roquete AM 630. Além de tentar atrair o público que se desloca no dial entre as jornalísticas CBN FM 92,5 e Band News FM 94,9. A Roquete 94 se tornou, assim, a quarta "AM em FM" do Rio, se contarmos também a Catedral FM e as duas FMs jornalísticas aqui citadas.

Parece que o povo carioca jamais gostou desta história toda, pois desde os anos 90, a Roquete 94 ocupava as últimas posições, no ranking de audiência das FMs.

Em 2007, o novo governador Sérgio Cabral Filho trocou toda a direção da rádio. A nova cúpula tinha à frente o radialista Artur da Távola, que com seu falecimento foi sucedido em 2008 por Eliana Caruso. A direção reformou a programação da (novamente renomeada) Roquette Pinto FM. A rádio ficou apenas programas de índole cultural e educativa, tocando MPB de qualidade e de todos os estilos, pré e pós-Bossa Nova (não descartando o samba autêntico). Os programas "estilo AM" foram quase todos extintos, restando apenas um programa de segunda a sexta, às 7h.

Com a posse da nova diretoria em 2017, alguns horários foram reservados para a música popularesca, e a rádio mudou de nome novamente para 94 FM.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Alcance: Grande Rio (exceto parte da Zona Oeste carioca) e arredores. A torre fica no morro do Sumaré, Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Erasmo Braga, 118 - 11º andar - Castelo - Rio de Janeiro - RJ

Telefone do ouvinte: (55)(21) 2461-0094

Outros telefones: (55)(21) 2533-4513, 2533-4718, 2533-4763, 2533-4867, 2533-5338, 2533-5646 e 2533-6431

Correio eletrônico: rrp@94fm.rj.gov.br

Portal na Internet: www.radioroquettepinto.rj.gov.br ou www.94fm.rj.gov.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal