Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal
PARADISO RIO FM - FM 95,7 MHz
UMA BEM SUCEDIDA PROGRAMAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DO GRUPO DIAL BRASIL
Escrito em 1º de setembro de 2024.
O reveillon de 2003 foi marcado pelo nascimento de uma nova rádio no Rio, a Paradiso FM. Ela começou suas transmissões na tarde do dia 31 de dezembro de 2002.
A nova 95,7 era administrada pelo grupo Dial, dos sócios Luiz André Calainho, Alexandre Accioly, Fernando di Gênio e Luciano Huck, que arrendaram a emissora carioca junto à rede Alvorada. Inicialmente, a rádio se chamaria Classic Pan, mas um dos três arrendatários não concordou com o nome, temendo que a rádio fosse confundida com a outra FM que eles operavam na época, a Jovem Pan 102,1. Por isso, eles optaram pelo nome Paradiso FM.
A programação definitiva da 95,7 estreou no dia 18 de março de 2003. Contava com um excelente jornalismo, abordando política, economia e dicas de trânsito. Alguns dos locutores já haviam passado na 95,7, quando ela ainda se chamava Alvorada.
No dia 9 de junho de 2009, ocorreu a maior mudança da história da Paradiso. Uma parceria do grupo Dial com a empresa SulAmérica (que opera a SulAmérica Trânsito FM de São Paulo junto com o grupo Band) resultou na junção das duas franquias na SulAmérica Paradiso FM, conforme registrou o portal parceiro Brasil Rádio News com atualizações deste TRIBUTO:
Rio de Janeiro, RJ - Hoje, terça-feira (09/06), às 22h os cariocas tiveram uma novidade no dial. Com investimento de R$ 15 milhões, surgiu a Rádio SulAmérica Paradiso, uma parceria inovadora entre Patrick Larragoiti Lucas, da SulAmérica, e Alexandre Accioly, Luiz Calainho e Fernando Di Gênio, do grupo Dial Brasil. O projeto de parceria foi idealizado pela MPM Propaganda, agência de publicidade da SulAmérica, em conjunto com a Paradiso.
A associação, acordada para os próximos três anos, envolve a convergência das duas marcas numa audaciosa estratégia de marketing através do conceito de naming right. O resultado é uma programação com mais informação, prestação de serviços e boa música de sempre, unindo o conceito de bem-estar e saúde presente nas duas empresas. Com a parceria, a marca SulAmérica será levada para os mais de 860 mil ouvintes da Paradiso FM, sendo 52% das classes A e B e 81% da faixa etária de 25 a 59 anos.
A parceria da Paradiso com a SulAmérica foi encerrada na segunda-feira, 18 de setembro de 2023, conforme comunicado do grupo Dial Brasil noticiado pelo Tudo Rádio. A rádio passou a se chamar Paradiso Rio.
Em 16 de janeiro de 2024, a Paradiso Rio FM passou a se chamar Amil Paradiso FM, através de contrato de Naming Rights com a operadora de plano de saúde privada Amil. Com o fim da parceria com a Amil, a rádio retomou o nome Paradiso Rio em 1º de setembro de 2024, inclusive no site oficial, e passou a veicular uma programação de flash backs e de música contemporânea.
Leia também A história da ALVORADA FM e da MANIA FM.
DADOS DA RÁDIO
Entrada no ar (outorga): anos 80
Entrada no ar (fase experimental da Mania): 1º de janeiro de 2000
Entrada no ar da programação popular: 20 de janeiro de 2000
Entrada no ar da programação pop da Mania: 11 de julho de 2002
Entrada no ar da fase experimental da programação "adulta": 31 de dezembro de 2002
Entrada no ar da Paradiso FM: 18 de março de 2003
Entrada no ar da SulAmérica Paradiso: 9 de junho de 2009
Entrada no ar da Paradiso Rio: 18 de setembro de 2023
Entrada no ar da Amil Paradiso FM: 16 de janeiro de 2024
Entrada no ar da nova programação da Paradiso Rio com flash backs e música contemporânea: 1º de setembro de 2024
Sede da outorga: Rio de Janeiro
Alcance: Grande Rio e arredores. Possui dois parques de transmissão no Rio de Janeiro: um no morro do Sumaré e outro na Serra do Mendanha (Zona Oeste carioca).
Portal na Internet: www.paradisofm.com.br e www.paradisorio.fm
Portal na Internet da Alvorada FM de Belo Horizonte: http://www.alvoradafm.com.br
Voltar ao Início
Voltar à lista de Rádios FM
Voltar à Página Principal