Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal

107 FM - 107,1 MHz

107 FM DEVERÁ TER PROGRAMAÇÃO POP

Escrito em 1º de janeiro de 2024.

A então rádio de sucessos populares 107 FM surgiu no fim dos anos 80. Era a líder de audiência no magro dial de quatro FMs de Petrópolis, e por ter sido a única no seu gênero, foi a líder inalcançável de audiência, ao longo dos anos. Até os ônibus urbanos da cidade circulavam com os rádios ligados na 107.

Por um breve período, de abril de 2004 até janeiro de 2005, os sócios da Rádio Petrópolis FM LTDA, todos da família Zveiter, se associaram ao ex-governador Anthony Garotinho, líder evangélico do Rio. Criaram o Sistema Semear de Comunicação e transformaram a 107,1 numa nova FM evangélica, com uma programação semelhante a tantas outras FMs do gênero, como a Melodia e a 93 FM. Vale lembrar que Sérgio Zveiter, político do então PL e candidato derrotado à prefeitura de Niterói, é antigo aliado político do ex-governador.

A rádio, antes direcionada ao próprio município de Petrópolis, mirou sua antena e sua programação para o público da capital, como a também ex-petropolitana Melodia FM. Houve quem dissesse que a rádio aumentaria sua potência, pois o sinal melhorou bastante. E houve quem dissesse que a 107 FM também passaria seus estúdios e controle-mestre para a cidade do Rio.

Há alguns anos, a rádio deixou a programação evangélica, e voltou a ser a única rádio de sucessos populares de Petrópolis, com uma ênfase no dito "funk carioca". Quem controlou por algum tempo a programação (através de arrendamento) foi a produtora Furacão 2000, do veterano produtor do "funk carioca" Rômulo Costa. A rádio inaugurou estúdios e controle-mestre na cidade do Rio.

A rádio mesclava baladas românticas, pop, pagode, música baiana, "hip hop" (segundo a Furacão 2000) e "funk". Obviamente, havia diversos horários em que a Furacão 2000 colocava no ar sua produção musical "funqueira".

A quantidade absurda de rádios piratas não deixava a 107,1 FM chegar na maior parte da cidade do Rio de Janeiro. Apenas em poucos bairros.

O contrato de arrendamento da 107 FM de Petrópolis com a Furacão 2000 acabou à meia-noite entre 30 de junho e 1º de julho de 2012, e as negociações para a renovação não progrediram. Além deste fato, outro foi mantido a sete chaves pelos envolvidos no negócio. A 107 FM foi arrendada a contar de 1º de julho de 2012 pela Igreja da Fé Renovada em Cristo, do bispo Roberto Damasio, um dissidente da Igreja Mundial do Poder de Deus do apóstolo Valdemiro Santiago, segundo o texto que a internauta Mirna Marino Duarte publicou no Facebook:

Ele começou carreira na igreja de Valdomiro! "Anunciada a sua saída da Igreja Mundial do Poder de Deus em abril, o bispo Roberto Damasio, terceiro homem de confiança de Valdomiro Santiago, inaugurou dia 29 de maio sua própria denominação, a Igreja Mundial Renovada. Com o slogan “A glória desta segunda casa será maior que a primeira” a igreja está localizada no bairro Brás, em São Paulo, perto da Igreja Mundial."

Inicialmente a igreja se chamava Igreja Mundial Renovada, mas trocou o nome para Igreja da Fé Renovada em Cristo. O blogue Época Estado Brasil dá mais detalhes sobre a criação da igreja.

Segundo o radialista Ernesto Pina, a "nova" 107 FM arrendada pela Igreja da Fé Renovada em Cristo foi toda automatizada com o programa Zararadio. Ernesto gravou a transição entre Furacão 2000 e Igreja da Fé Renovada em Cristo, e colocou aqui. A igreja investiu dinheiro no arrendamento da 107, mas investiu pouquíssimo na infraestrutura da rádio. Já houve um caso em que outro grupo evangélico arrendou a mesma 107, antes de ela virar "Furacão 2000 FM", e não ficou nem um ano na rádio.

Se cada nova igreja evangélica quiser ter seu próprio espaço no dial, ocuparão todas as rádios e ainda ficarão igrejas de fora.

A rádio deverá ter programação pop a partir de 2024. Houve um vitrolão aleatório na emissora no segundo semestre de 2023. Ora com música clássica, ora com música pop. Recebemos relatos de que a emissora teria sua programação tocada por outra empresa a partir de 1º de janeiro de 2024 e de que haveria um programa de uma equipe de funk na grade, mas tudo isto carece de confirmação.

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Petrópolis

Alcance: Petrópolis e arredores, parte da Baixada Fluminense e alguns bairros do Rio de Janeiro e de São Gonçalo. A torre fica em Petrópolis.

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal