Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal

GOSPEL FM - 107,9 MHz

A DERROTA APOSTÓLICA DE ARMANDO CAMPOS: 107,9 MHz FICAM EM DEFINITIVO COM A GOSPEL FM

Escrito em 15 de maio de 2010.

Gospel FM

A outorga FM 107,9 carioca tem uma das mais acidentadas histórias do dial. Ela estreou em 20 de maio de 1983, como rádio Estácio FM, uma rádio da Universidade Estácio de Sá, que imitava a Fluminense FM. A rádio começou a desandar quando seu coordenador, José Roberto Mahr, se transferiu para a própria Fluminense.

De lá para cá, ocorreram inúmeras mudanças. Na primeira, a rádio tornou-se uma rádio "adulta". Há quem afirme que esta mudança se deveu a pressão das rádios pop comerciais. Depois, trocou o nome para Universidade FM e virou rádio pop. Em 1992, Armando Campos (o então dono da Tropical FM) assumiu a gestão da Fundação Rádio Educativa São Sebastião, detentora da outorga, e a transformou na Popular FM. Esta última foi rádio popularesca, rádio funk e até uma afiliada da cearense rede Somzoom Sat.

Em 1999, a rádio foi arrendada para a Fundação / Igreja Renascer. Foi criada a evangélica Gospel FM, que também acabou, para abrigar a pop Manchete Gospel, expulsa do canal FM 89,3. No final de 2005, a FM 107,9 voltou a se chamar apenas Gospel FM.

A Gospel FM começou nas instalações da hoje extinta Manchete FM 89,3, que fora arrendada à Renascer. No início, só tocava "rock gospel" e muita música pop gospel, principalmente americana. No entanto, a Gospel FM 107,9 passou a ter estilos variados, parecendo-se com uma rádio pop convencional.

A Gospel FM assumiu, no Rio, o papel que a El Shadai FM 93,3 exerceu de 1992 a 1994: ser divulgadora da música gospel dirigida aos jovens.

Em fevereiro de 2009, a Fundação São Sebastião rompeu o contrato de arrendamento com a Renascer, e Armando Campos retomou o comando da emissora. Armando criou a Original FM, uma rádio de samba e pagode com o mesmo estilo da extinta Tropical FM (que também percencia a Armando). A rádio contratou diversos comunicadores e locutores que trabalharam na Tropical. O próprio Armando Campos apresentava o Correspondente Brasil, um informe jornalístico de hora em hora.

Na pauta da emissora, estava a cobertura do Carnaval 2009 e a transmissão de partidas de futebol, a partir do Campeonato Brasileiro de 2009.

Mas uma guerra jurídica entre o apóstolo Estevem Hernandes (o líder da Renascer) e Armando Campos durou vários meses, e provocou um entra-e-sai do ar das duas outorgas (Original FM e Gospel FM). Uma das fontes da comunidade Dial AM e FM do Rio de Janeiro trouxe a grande novidade de 2010:

Enfim, acabou a novela do ArmandoSEdeuMal e sua FM "cultural" agora está em definitivo nas mãos de Estevam Hernandes, vulgo "apóstolo". Os dois fecharam acordo $$$$$$ e o mesmo (Hernandes) já está investindo na rádio. vai retirar os equipamentos da área do Armandosedeumal e começar a montar nova estrutural de irradiação (Sumaré)
Pronto acabou....


DADOS DA RÁDIO

Entrada no ar (Estácio FM): 20 de maio de 1983

Entrada no ar (Gospel FM): 1999

Sede da outorga: Rio de Janeiro

Alcance: Grande Rio (exceto parte da Zona Oeste carioca) e arredores. A torre fica no morro do Sumaré, Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Pereira Nunes,395 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ

Telefone do ouvinte: (55)(21) 3259-1079

Portal na Internet: gospelfmrio.com.br

Voltar ao Início Voltar à lista de Rádios FM Voltar à Página Principal