Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

A DECADÊNCIA DO SISTEMA GLOBO DE RÁDIO

Escrito em 9 de julho de 2005 pelo Editor.

O mês de julho de 2005 pode estar entrando para a história como o do início do fim do Sistema Globo de Rádio. O grupo cometeu outros erros, anteriormente, mas neste mês, está havendo a maior concentração de revezes em toda a história.

Vamos ao panorama, canal por canal.

AM 860 - O canal que pertenceu à histórica Mundial é atualmente ocupado pela CBN. Mas, com a inauguração de seu segundo canal, no FM, a questão agora é saber quanto tempo o Sistema Globo demorará para tirar a CBN do AM, mantendo somente no FM. E o quê eles colocarão na AM 860. Deviam é tirar a CBN do FM, mantendo-a somente no AM.

AM 1180 - A ex-Eldorado AM, ex-Viva Rio, hoje usando vergonhosamente o nome e as vinhetas da antiga Mundial, foi talvez a primeira grande demonstração pública de decadência do Sistema Globo. Foi o primeiro caso de uma rádio do grupo a ter horários alugados. No caso, para o Jockey Clube.

AM 1220 - A Globo AM virou rede e mandou embora o Haroldo de Andrade, o Mário Esteves e o Francisco Barbosa. Agora pretende alugar o antigo horário do Barbosa para a empresária Marlene Mattos, que quer colocar uma ex-Big Brother Brasil no horário. Isso é coisa dessas locadoras de horários que temos por aí (Metropolitana, Bandeirantes AM...). Mas talvez a Globo queira mesmo virar uma locadora, também... Por enquanto, o ex-horário do Barbosa está ocupado pelo Francisco Carioca (antigo substituto de todos os apresentadores da casa).

FM 92,5 - O maior erro de todos na história do Sistema Globo: colocar a CBN no FM. E pior: simultaneamente com a AM. Quanto à Globo FM, não demorará para mandarem sua equipe embora e transformarem seus canais na Sky e na internet em vitrolões.

FM 98,1 - Para cerejar o bolo, a 98 FM, ex-líder de audiência, está agora em quarto lugar no Ibope. Atrás da rival FM O Dia (1ª), da evangélica Melodia (2ª) e da romântica Nativa (3ª). No fundo, a 98 FM sempre foi a rádio criada em 1980 em cima da carcaça da saudosa Eldo Pop, para concorrer com a então popular Cidade.

Para finalizar, um interessante texto de um leitor do TRIBUTO:

Data: Sun, 03 Jul 2005 18:38:06
De: "Diego Andersen"
Assunto: COMO SURGIU A CBN NO FM CARIOCA

Amigo,

Postei isso no Orkut, na comunidade Sistema Globo de Rádio...

A recente falta de respeito do Sistema Globo para com o Rio começou com a tentativa de transformar a Globo AM em rede.

Demitiram vários apresentadores cariocas (até o Haroldo de Andrade) e tentaram transformar os paulistas em donos dos horários de ponta. Demitiram os melhores noticiaristas cariocas do Globo no Ar. Chegaram até a colocar insistentemente os narradores esportivos da Globo/SP nos jogos de times cariocas jogados em SP. Ah, com certeza o ouvinte carioca do Panorama Esportivo adora saber que o jogador Jeca Tatu do Quinze de Pindamonhangaba teve o dedo do pé direito machucado no treino para o jogão contra o Anhangabaú, fato comentado em detalhe pelo fantástico comentarista Paulo Roberto Martins com seu sotaque do interior do interior de SP.

Resultado... a Tupi fez molecagem de garotinhos (desculpem o trocadilho) e lançou o lema "Tupi Rio 24 Horas". Conseqüência: audiência Tupi disparou, audiência Globo despencou.

A Globo AM agora corre atrás do prejuízo.

Depois, sem saber o que fazer com a concessão dos 1180 kHz, jogam no ar uma parceria com o Viva Rio. Ninguém merecia ouvir aquilo, na histórica freqüência que um dia fora da própria Globo AM e que já pertencera a uma saudosa Rádio Eldorado.

Aí pensaram "como podemos desrespeitar mais o ouvinte carioca?" - algumas cabeças pensantes resolveram lançar uma vitrola que toca pagode e samba o tempo todo. Não se pode recomendar isso nem para o assassino da própria mãe. E pior ainda, para triturar o ouvinte carioca, jogam nessa coisa o nome e as vinhetas da legendária Rádio Mundial, que pautou a adolescência de muitos de nós em 860 kHz.

As mesmas cabeças pensantes do SGR não se contentaram. "Tem mais alguma coisa que o carioca gosta do Sistema Globo?", se perguntaram. E chegaram à conclusão que tinha: a Globo FM. "Ah é? Então tá".

E assim surgiu a CBN com seus âncoras paulistas na FM carioca.

Abraços!

Diego

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal