Voltar à seção História Voltar à Página Principal

A HISTÓRIA DA RÁDIO HAROLDO DE ANDRADE - A RÁDIO DO MESTRE

Resenha original da rádio, escrita em 4 de abril de 2008.

O último dia 7 de novembro de 2005 entrou para a história como o dia em que, finalmente, entrou no ar a emissora do maior Mestre do rádio brasileiro, o radialista Haroldo de Andrade.

No dia da inauguração, o portal Tudo Rádio anunciou a chegada da rádio, assim:

Novidade no dial AM da capital carioca

Rio de Janeiro
- A partir de hoje, dia 7 de novembro, estará sendo inaugurada, na capital carioca, a rádio Haroldo de Andrade, na freqüência de 1060 kHz AM. De propriedade do comunicador Haroldo de Andrade, a emissora será inaugurada às 9 horas da manhã com o programa "Haroldo de Andrade", na apresentação deste comunicador.

Por enquanto a emissora está veiculando músicas no estilo popular, com chamadas, entre as músicas, sobre a inauguração. Entre as chamadas, há uma em que o comunicador Haroldo de Andrade diz: "Eu agradeço a todo o povo do Rio de Janeiro pelo carinho que tem para comigo. O Rio de Janeiro é a cidade mais maravilhosa do mundo! E no próximo dia 7 nasce, para você, a rádio Haroldo de Andrade. Venha participar da nossa inauguração!" Há, ainda, entre as várias chamadas, uma vinheta cantada que diz: "Haroldo de Andrade, em todo meu Rio só se ouve Haroldo a comandar!".

A rádio Haroldo de Andrade terá um estilo popular de programação com músicas, jornalismo, esporte, além de prestação de serviços. A equipe da rádio é constituída por comunicadores de nome no Rio de Janeiro, tais como: Haroldo de Andrade, Haroldo Junior, Mário Esteves, Cidinha Campos, Sidnei Marinho, entre outros. Este último irá comandar o esporte da rádio Haroldo de Andrade.

Para você, que está na capital carioca e Grande Rio, se ligue nos 1060 kHz AM da rádio Haroldo de Andrade e confira sua inauguração oficial nesta segunda-feira dia 7 de novembro às 9 horas da manhã.

Por Renato Lara Júnior - 07/11/2005

No entanto, a primeira semana da rádio teve dois revezes. O primeiro foi a baixa potência da emissora, que transmitia com potência máxima de 30 kW, o que causou problemas de recepção em inúmeros bairros do Grande Rio, e em alguns receptores. E o segundo pode ter sido decorrência do primeiro: o baixo número de anunciantes, dentre os quais destacava-se apenas a rede de supermercados Novo Mundo.

Esses problemas permaneceram, durante o tempo em que a rádio permaneceu no ar. A morte de Haroldo de Andrade acelerou a deterioração da emissora, conforme o portal Brasil Rádio News informou recentemente:

Com um mês de falecimento de seu proprietário, incompletos ainda nesta semana, a emissora com a administração da família de Haroldo chegou ao fim de forma triste e melancólica como jamais o seu criador e fundador sonhou.

A rádio Haroldo de Andrade dispensou de forma definitiva todos os seus funcionários da área administrativa, parte técnica e som, ainda todo o cast de comunicadores. A emissora está apenas operando no chamado "vitrolão".

Sem o menor comunicado à imprensa especializada ou aos seus ouvintes, a direção da emissora ainda retirou o site do ar e não informa o seu real destino.

Entretanto, vale lembrar que a empresa não pertence totalmente à família do saudoso comunicador Haroldo de Andrade. A rádio ainda tem participação societária do Sistema Tropical de Comunicações que tem a frente o empresário Zoelzer Poubel.

Muitas especulações envolvem os nomes dos possíveis interessados como: o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que pretende criar a rádio evangélica Palavra de Vida e também de um grupo de empresários interessados em transformar a emissora numa rádio de jornalismo 24h. Nada oficial.

Fonte: Jornalismo Brasil Rádio News – Reportagem Rodrigo Neto

Quinta-feira, Abril 03, 2008

DADOS DA RÁDIO

Sede da outorga: Miguel Pereira

Endereço: Rua Buenos Aires, 68 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (55)(21) 3171-1060

Voltar ao Início Voltar à seção História Voltar à Página Principal