Voltar à seção Textos Voltar à Página Principal

QUANDO TRARÃO DE VOLTA O HOODOO GURUS?

Escrito em 4 de julho de 2010 por Marcelo Delfino para o blog Kiss FM Rio de Janeiro.

Hoodoo Gurus

Já faz 15 anos que me tornei fã da icônica banda australiana Hoodoo Gurus. Foi em 1995 que comprei meu primeiro disco da banda: a coletânea Electric Soup. Depois comprei os outros poucos discos lançados no Brasil (Crank e Blue Cave), além de dois importados. O resto só conheci baixando tempos depois, em 2007.

Mas tive a oportunidade de conhecer boa parte do repertório histórico da banda numa apresentação ao vivo em 1997, no Metropolitan, num sábado à noite. Uma das melhores apresentações de rock que já presenciei, até hoje. A banda só não tocou no ano anterior no Rio de Janeiro porque o baterista Mark Kingsmill quebrou um braço naquele ano, ficando afastado dos trabalhos por algum tempo.

O Hoodoo Gurus sempre se escorou não somente nas músicas de seu letrista-mor, vocalista, tecladista e guitarrista Dave Faulkner, mas também na qualidade musical trazida por seus outros integrantes, que são Brad Shepherd (segundo vocalista e guitarrista), Mark Kingsmill (baterista) e Rick Grossman (baixo).

A banda se desfez em 1998, e cada integrante partiu para outros projetos musicais. Alguns destes projetos continuam até hoje, mesmo com a retomada do Hoodoo Gurus em 2003. De lá para cá, a banda lançou dois discos de inéditas: Mach Schau (2004), que teve track lists diferentes no lançamento australiano (pela EMI/Capitol) e no internacional, e Purity of Essence, lançado no último mês de abril pela Hoodoo Gurus Records, Sony Australia e outros selos no exterior.

Nenhuma gravadora brasileira se prestou a lançar estes dois discos da retomada do Hoodoo Gurus. E nenhum empresário se propôs a traze-los de volta para tocar no Brasil. Nem mesmo Ricardo Chantilly, produtor de shows que os trouxe várias vezes nos anos 90 e que naquela década coordenou a saudosa Fluminense FM, que morreu em suas mãos em setembro de 1994. Aquela rádio tinha um programa de surf dirigido por Chantilly, chamado Body Club, que tinha na abertura a música Out That Door, música que os Gurus não gostam muito (a música é do disco Blow Your Cool!, de 1987), mas por causa do programa a canção virou sucesso no Rio de Janeiro e a banda acaba tocando-a toda vez que vem pra cidade.

A banda conta com inúmeros fãs fiéis ansiosos pelo retorno da banda e pelo lançamento de seus recentes discos. Eu mesmo tive que comprar esses discos de 2004 e 2010 por um importador, que os trouxe de fora. Gosto demais da banda pra baixar discos quando posso adquiri-los.

Enquanto os empresários do showbiz não se mexem, curtimos a banda de longe. Aqui temos um clipe do primeiro single de Purity of Essence:

Crackin' Up

Voltar ao Início Voltar à seção Textos Voltar à Página Principal