Voltar à seção História Voltar à Página Principal
"RADIO DAYS", UM EXTINTO PROGRAMA DE ROCK DA MANCHETE FM DE SALVADOR
Escrito em 16 de março de 2002.
O músico Marcelo Nova, fundador da extinta banda Camisa de Vênus, foi um dos primeiros locutores a apresentar um programa de rock em Salvador. Mais precisamente na Aratu FM. Sua transferência para São Paulo (onde chegou a apresentar o programa Let´s Rock, na Transamérica Pop) parecia sinalizar o fim dos programas de rock no rádio de Salvador. Afinal, até hoje a capital baiana jamais teve uma rádio de rock de verdade, como a niteroiense Fluminense ou a extinta 97 Rock paulistana.
No entanto, entre março e junho de 1995, de 18 a 19h, houve um interessante programa de rock na Manchete FM 104,7, que era uma rádio de "música contemporânea", entre 1993 e 1995. O programa era o Radio Days, e seu piloto era o vocalista e guitarrista do grupo baiano Brincando de Deus, Messias G. B..
Messias é um especialista de rock alternativo, um misto de Fábio Massari com José Roberto Mahr. O programa tocou várias bandas e músicos, como Adorable, Dinosaur Jr., Dick Dale, Smiths, Clash, Ride e Wedding Present, inclusive faixas de compacto.
O programa tinha um público fiel e Messias pensava até em transformar a Manchete FM de Salvador numa rádio de rock, mas ordens da Igreja Renascer em Cristo (que arrendou a Manchete FM Salvador) determinaram a suspensão brusca do programa. Messias chegou até a chorar no ar, triste com o fim de um programa bem-feito que tinha boa audiência.
Somente a partir daí, a capital baiana ficou sem um programa de rock. Isso se não consideramos o programa de "white metal" da Manchete Gospel, o Christian Metal Force, que não agrada todo ouvinte de rock. Mas até este programa saiu do ar em Salvador, pois a própria Manchete FM local foi vendida à Rede Nova Brasil, que já está transmitindo nos 104,7 MHz da capital baiana.
Voltar ao Início
Voltar à seção História
Voltar à Página Principal