Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A VOLTA DA JOVEM PAN FM

Escrito em 21 de junho de 2008 por Marcelo Delfino.

Surgiu no horizonte a possibilidade do segundo retorno da Jovem Pan FM. O que se comenta nos bastidores do rádio carioca é que a matriz paulistana comprou uma das rádios do sr. Armando Campos, a FM 104,5, atualmente arrendada pela IURD.

É imprevisível com qual programação a Jovem Pan FM reencarnará em terras cariocas. Alguns ouvintes da matriz paulistana fizeram comentários na comunidade Dial Rio de Janeiro sobre como está a matriz da rede:

Marcos: "Não está muito diferente de quando saiu do ar não, está com uma plástica nova mas a planilha musical não está muito diferente não, assim como todas as rádios pop do Brasil, a Pan também está nessa interminável onda "black" e claro o seu forte que é o dance. A diferença vai ser a entrada dos programas da rede que eram totalmente abolidos pela Dial Brasil como o Top 3, Planeta DJ, Hit Parade e etc..."

Fabio: "Desde que o Christovam assumiu a Pan de SP, a rádio passou a apostar na Dance Music, reduzindo e muito em sua playlist as musicas Black, Pop e Rock. A tentativa foi de dar uma levantada na rádio, o que eles chamaram de "tapa". O programa Planeta DJ, por exemplo que era as 14hs passou a ser apresentado ao longo do dia, em várias edições menores, o programa As 7 Melhores voltou a apresentar musicas Dance, em sua maioria. Funcionários de lá dizem que já sentiram uma melhora, mas que ainda não é o suficiente, mas ainda acho que é muito cedo pra colher algum resultado, tem que insistir mais nesse formato, e a chegada dela no Rio está prevista pra setembro mesmo, algumas ações promocionais estão sendo preparadas, dizem que será uma "puta" estréia, como os paulistanos gostam de falar."

Além disso, sabe-se que, nos primeiros meses, a rádio trabalhará com 100% da programação da matriz (como faz a Nova Brasil). E até hoje os ex-ouvintes da JP FM RJ estão inconformados com as duas saídas da emissora, e não se satisfazem com a programação pop-funqueira-futebolística da Transamérica, nem com as black musics da Mix, nem com o vitrolão da Oi FM.

De qualquer forma, a imagem que guardo da Jovem Pan FM está longe de ser boa. Para mim, a Jovem Pan será sempre aquela rádio cretina que acabou com a Fluminense FM 94,9 e com a Imprensa FM (a antiga 102,1 tinha muitos bons programas). Nem a retirada dos pastores da IURD do ar vai apagar essa imagem negativa.

A imagem da rádio também é manchada pelo seu histórico de planilhas limitadas, movidas a muito jabá. Entre 1987 e 1988, o Roger do Ultraje a Rigor denunciou o jabá da Pan. Em represália, a JP FM SP baniu o Ultraje a Rigor da programação.

Portanto, amigos, não estou muito a fim de apoiar a JP FM 104,5 só porque vai botar os pastores para correr. A Pan tem que fazer muito mais do que trazer de volta o malfadado Pânico e a mesma ração musical de sempre.

A JP FM 104,5 será uma rádio que valorizará os bons lançamentos e os grandes clássicos da música pop? Ou vai ser aquela mesma jabazaria de outras épocas?

Mas que os caras da JP merecerão os parabéns se colocarem os pastores para correr, ah isso sim.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal