Voltar à seção História Voltar à Página Principal
A HISTÓRIA DA MUNDIAL AM 860 - PARTE 2
Aqui, apresentamos duas cartas enviadas por leitores. Ambas com várias curiosidades e testemunhos sobre a extinta Mundial AM.
De: Nei (Curitiba-PR)
Assunto: Rádio_Mundial_860
Data: Thu, 1 Apr 2004 05:08:26
Saudações
Navegando pela internet numa madrugada fria de Curitiba, estava eu a ouvir uns MP3's, quando uma das músicas que eu ouvia me vez lembrar dessa saudosa rádio: a Mundial. Imediatamente entrei em um site de procura para rastrear algo sobre a Rádio Mundial, e para a minha surpresa encontrei um ótimo texto sobre ela.
Puxa... Bons tempos aqueles, boas madrugadas aquelas... "Som dos bailes" e tantos outros programas. E um programa que rolava no ano de 1991 ou 1992 (Nota da Redação: tem certeza que era nesta época, Nei?) que era no horário das 18h às 19h; me lembro o nome de um dos DJ's... Marcelo, apelidado pelo locutor que apresentava o programa como "Marcelecosauros Rex o monster do balanço".
Fiquei muito feliz ao encontrar algo sobre a Rádio Mundial 860, o texto está excelente mas... Se você tiver coloca umas fotos e não desista de continuar a contar a história dessa rádio que foi espelho para as rádios de hoje.
Nei
De: Carlos Catharino (Macaé-RJ)
Enviado: Mon, 3 Nov 2003 01:41
Assunto: Rádio Mundial 860
Caro amigo, sou carioca e tenho 43 anos. Entre os anos de 1974 e 1980, eu ainda morava no bairro de Vicente de Carvalho, na cidade do Rio de Janeiro, e fui assíduo ouvinte da Rádio Mundial AM 860 em minha adolescência. Tenho muita saudade de suas programações. Foi por elas que aprendi a gostar de músicas, principalmente das norte-americanas. Ouvíamos rock, funk, soul, disco, românticas e outros estilos, sempre cantadas por maravilhosos intérpretes, como Elton John, Donna Summer, John Travolta, Billy Paul, Sylvester, Glória Gaynor, Jackson Five, BTO, Steve Miller Band, Left Side, Alice Cooper, Paul Denver, e muitos outros.
Realmente, durante todo o dia, a programação era espetacular. À noite então, eu não perdia o "Ritmos de Boate". Havia sempre novidades. No dia seguinte, lá estava eu correndo as lojas de disco à procura da tal música. Lembro-me de como eu fiquei doido procurando pela "Mamma Mia" de Left Side. Demorou um pouco, mas a encontrei numa loja lá no Méier. Era um rock que logo depois passou a tocar num baile que eu costumava ir no clube Florença, no bairro de Vila Kosmos, subúrbio do Rio de Janeiro. Todo domingo a equipe de som "Vibrasom" estava lá. Num domingo à tarde fui, de curioso, ao clube ver o pessoal da equipe montar a
aparelhagem para o baile noturno e tive o prazer de aproximar-me do DJ da equipe, o Tony. Querendo puxar conversa com ele, disse que eu adorava uma certa música que ele punha sempre para tocar, a qual não recordava-me o nome, mas que era interpretada por John Travolta. Era uma música lenta, romântica a qual eu havia ouvido pela primeira e única vez na Rádio Mundial, numa apresentação do radialista Antonio Carlos Bianchini, intitulando-a como "Exclusiva, trazida por Big Boy". De imediato ele tirou de entre seus discos um compacto simples, no qual estava escrito "cortesia", e falou-me: "Tome, fique para você. Eu tenho outro". Cara,
aquele foi um momento e tanto para mim. Eu tinha uns 17 anos, acredito. A música era "Let Her In", uma das que considero como ouvir a Rádio Mundial.
Pena que a tenham tirado do ar. Sinto muitas saudades de tudo o que ela apresentava. Suas músicas, seus programas e seus radialistas. Será que não há como pô-la novamente no ar, tocando os mesmos sucessos daquela época com os mesmos programas?
De lá pra cá, na minha opinião, a qualidade das músicas, como em muitas outras coisas, caiu. Será que com aquele estilo de programação, não se conseguiria fazer com que os jovens dessem mais atenção a um estilo romântico? Ou a um Dance, mais voltado para o estilo Disco, ou um rock, tipo Alice Cooper, Slide, Nazareth, Kiss, BTO, ao invés desses hip-hop, axé-music, pagode pós SPC do Alexandre Pires, Rap e Eguinha Pocotó?
Bem, espero ter colaborado, e quem sabe estas minhas informações possam fazer parte do seu site, a fim de enriquecer o conhecimento, não só de tantos outros saudosistas como eu, mas também de muitos jovens de hoje, que pensam que ouvem músicas bonitas.
Um grande abraço,
Carlos Catharino, Macaé-RJ
Parte 1 Parte 3
Voltar ao Início
Voltar à seção História
Voltar à Página Principal