Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

CHACRINHA GANHA ESTÁTUA NO RIO DE JANEIRO

Escrito em 8 de novembro de 2010 por Marcelo Delfino.

Chacrinha foi uma das grandes estrelas do rádio e da TV brasileira. O apresentador começou sua carreira no rádio, em 1939, tendo passado pela Fluminense AM e depois pela Tupi AM. Sua carreira na TV começou em 1956, tendo passagens pelas TVs Tupi, Rio (nos anos 60), Globo, Bandeirantes e novamente Globo, para onde voltou em 1982 e onde ficaria até o falecimento, em 1988.

O local escolhido para colocar a estátua de Chacrinha fica perto do Teatro Fênix, hoje fechado, onde Chacrinha gravou entre 1982 e 1988 seu último programa, o Cassino do Chacrinha, na TV Globo.

Há controvérsias sobre a trajetória de Chacrinha. Uma delas foi ter sido um dos responsáveis pela divulgação do brega-popularesco, a partir dos anos 60, época do regime militar em que, não por acaso, a cultura popular brasileira de qualidade começou a ser sucateada, em prol da cultura de massa que temos até hoje. Isso sem contar a polêmica em torno do jabá que havia em seus programas: só cantavam e tocavam em seus programas (geralmente em playback) os artistas que aceitassem fazer turnês (também em playback) pelos clubes do subúrbio carioca, promovidos por pessoas de confiança de Chacrinha.

Mesmo assim, toda homenagem a Chacrinha é justa. Ainda mais em se tratando do autor da célebre frase: "Na televisão nada se cria, tudo se copia".

No rádio também, Chacrinha. No rádio também.





Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal