Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

O FUTURO DA OI FM (LEIA-SE RÁDIO CIDADE)

Escrito em 18 de dezembro de 2011 por Marcelo Delfino para o portal TVs do RJ.

Oi FM

Foi divulgada nesta semana anterior no Tudo Rádio a notícia do fim da rede Oi FM, emissora que ficou famosa por ter, além de ter uma programação mesclando programação pop com música contemporânea, tinha excelentes programas, como Ronca Ronca, Todo Rock, Discologia, Etc (de Fábio Massari), Back to Black e vários outros. Mas a programação toda automatizada e praticamente sem locução ao vivo matou o projeto. A rádio foi quase inteiramente bancada pela Oi, apesar da audiência sofrível. No Rio, a marca disputava a lanterninha da audiência com a Gospel FM 107,9 e as rádios estatais, tendo picos de audiência apenas no horário do programa humorístico Rock Bola, herança da fase pseudo-rock da Rádio Cidade. A Oi retirará a sua marca (e seu patrocínio) na virada de 2011 para 2012, e agora o destino das emissoras da rede é incerto. A gestora da rede é a Rádio Bel de Belo Horizonte, onde a empresa possui sua única outorga. As demais emissoras da rede são rádios arrendadas.

Não se sabe quais emissoras a Rádio Bel manterá arrendadas. Por enquanto, a rede será mantida, mas a Rádio Bel procura outra empresa para bancar a rede e fazer de uma marca sua o novo nome fantasia da rádio. As ações promocionais da rádio previstas para o verão estão mantidas. No entanto, diversos radialistas foram demitidos. Há quem diga que alguns profissionais que entraram de férias em dezembro (como a locutora Selma Boiron e a equipe do Rock Bola) não voltarão em janeiro.

A rádio do Rio é arrendada, como sabemos. Os detentores da outorga são os herdeiros do espólio do grupo JB, que durante quase 30 anos mantiveram nos 102,9 a histórica Rádio Cidade. Há possibilidade remota de a rádio voltar para o FM. Programação já tem, porque desde o arrendamento para a Oi FM a Rádio Cidade manteve sua programação na Internet, como web radio.

No entanto, as comunidades radiofônicas ventilam outras possibilidades de arrendamento ou compra para a Rádio Cidade. Todas as possibilidades de arrendamento surgidas até agora envolvem igrejas evangélicas. Na linha de frente, a Igreja Mundial do Poder de Deus com a Sê Tu Uma Bênção FM. Depois dela, a Igreja Internacional da Graça de Deus, que manteve a Nossa Rádio FM na outrora arrendada Nova Brasil FM 89,3 e provavelmente sonha com o retorno ao dial carioca. Redes evangélicas em expansão não faltam. Há até a Vida FM, da Comunidade Cristã Paz e Vida, recordista de anúncios e aluguéis de horários nas rádios 93 FM 93,3 e Melodia FM 97,5.

Fora as igrejas, sempre sobra a possibilidade de a Jovem Pan FM voltar ao Rio de Janeiro. Mas é só uma possibilidade.

O que é mais improvável é o arrendamento ou compra da Rádio Cidade pelo Grupo Mundial, o mesmo que detém a outorga da FM 91,9, destinada à futura Kiss FM Rio de Janeiro. É improvável porque o grupo está investindo pesado na sua outorga própria do Rio de Janeiro. Arrendar ou comprar outra emissora no Rio de Janeiro? Só se fosse para colocar nela alguma das várias outras franquias do grupo. Franquias, aliás, de segmentos já saturados no Rio de Janeiro, ao contrário do segmento da Kiss FM.

Primeira matéria do Tudo Rádio
Segunda matéria do Tudo Rádio

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias  Voltar à Página Principal