Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

PLANETA REI NAS ONDAS DA GLOBO:
OÁSIS EM MEIO À MESMICE RADIOFÔNICA

Escrito em 2 de novembro de 2006 pelo Editor.

O programa "Planeta Rei" foi criado pelo radialista Beto Brito, que continua exercendo as três funções principais (produtor, diretor e apresentador) até hoje. Utilizando horários locados, o programa entrou no ar pela primeira vez no fim dos anos 90, na Imprensa FM.

Inicialmente, o "Planeta Rei" era um programa do fã-clube homônimo, dedicado a Roberto Carlos e dirigido pelo próprio radialista Beto Brito. Na sua primeira fase, apenas músicas do Rei eram tocadas. Mostrava raridades exclusivas, jamais lançadas em CD, ou lançadas apenas no exterior. Ia ao ar de segunda a sábado, e ocupou vários horários da Imprensa FM.

Desde o início, o programa já primava pelas excelentes vinhetas e intervenções de Beto Brito e pela grande participação dos ouvintes.

Ainda na Imprensa, o programa sofreu uma grande alteração. Passou a tocar também músicas antigas de outros intérpretes, de diversas épocas do século XX: os anos 30, 40, 50, 60, 70 e alguma coisa dos anos 80. Geralmente, sucessos populares de qualidade e sucessos internacionais, que nem emissoras tipo Antena 1 ou Nacional AM tocam mais. Nesta fase, o programa teve seu nome alterado para "Planeta Rei nas Ondas do Rádio".

A afiliação da Imprensa à rede Jovem Pan 2 forçou a saída do "Planeta Rei nas Ondas do Rádio". Beto Brito e sua turma foram buscar abrigo em outra rádio de horários alugados, a Metropolitana AM 1090.

Felizmente, o programa manteve a mesma fórmula da segunda fase na Imprensa FM, dedicando-se ao repertório variado de antigos sucessos nacionais e internacionais.

Uma característica interessante da fase na Metropolitana: o programa era todo gravado. Mas completo: com músicas, locução, suas excelentes vinhetas e a participação dos ouvintes. Raramente se ouve um programa gravado de excelente qualidade. A maior parte dos bons programas são, em geral, ao vivo.

Os filhos pequenos de Beto Brito participam, fazendo pequenas intervenções. Pode surgir aí uma boa dinastia no rádio do Rio.

Devido à mesmice que impera na programação musical dos dials AM e FM cariocas, "Planeta Rei nas Ondas do Rádio" fez história no Rio. Várias vezes, o programa atingia a liderança de audiência no dial AM, batendo até mesmo as poderosas Globo e Tupi. Tanto sucesso fez a Metropolitana entregar de graça toda a grade dos dias do carnaval de 2004, para que Beto Brito e sua turma fizessem de toda a rádio um super "Planeta Rei".

Em 2006, a mais ambiciosa mudança no "Planeta Rei": Beto Brito foi convidado pela Globo para fazer o programa na rádio, de domingo a sexta, de meia-noite às 2h. Beto Brito só impôs uma condição: o programa deveria ser transmitido para toda a Rede Globo de Rádio, não apenas para o Rio. Senão, o programa ficaria na Metropolitana. Como a Globo aceitou a condição, Beto Brito transferiu-se para a rádio.

Posso dizer que o programa "Planeta Rei nas Ondas da Globo" é simplesmente perfeito. É um oásis em meio à mesmice radiofônica que impera no Rio de Janeiro.

Como participar

Para ouvir o programa, basta sintonizar a Globo AM 1220, de domingo a sexta, de meia-noite às 2h.

A página oficial do programa na internet é www.planetarei.com.br.

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal