Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

MORREM OS RADIALISTAS FRANCISCO CARIOCA E DOALCEI CAMARGO

Escrito em 29 de agosto de 2009 por Marcelo Delfino

Sem dúvida alguma, todo o meio radiofônico carioca está de luto, hoje. O rádio perdeu nas últimas horas dois de seus mais destacados profissionais. Primeiro destaco a morte do locutor Doalcei Camargo, hoje de madrugada, notícia já confirmada pela Super Rádio Tupi. Doalcei era há muitos anos um dos mais destacados locutores esportivos do Rio, com passagens em diversas emissoras. Roberigue Santana conta detalhes na comunidade Dial Rio de Janeiro:

Nesta madrugada, o rádio carioca e brasileiro sofreu o terceiro golpe em menos de 24 horas, com a morte do 'Mais Vibrante Locutor Esportivo', aos 79 anos, de parada cardíaca.

Nascido em Itápolis, interior paulista, Dodô, como era carinhosamente chamado pelos amigos, iniciou a carreira na Rádio Clube local. A convite do irmão, foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 40, quando se consagrou definitivamente.

Além da Tupi, onde também chefiou o Departamento de Esportes, emprestou seu brilhantismo e competência às emissoras Globo, Guanabara, Difusora Fluminense, Continental, Tamoio e Nacional, atuando ao lado de nomes como Vitorino Vieira, Oduvaldo Cozzi, Jorge Curi, Affonso Soares, Luiz Mendes, Ayrton Rebelo, Wilson Lucas, Rujany Martins e muitos outros.

Mas a ligação com a emissora dos Associados sempre foi muito forte, e mesmo longe das cabines de locução dos estádios, colaborava diariamente como comentarista.

Atualmente, podia ser ouvido nos programas de Luiz Ribeiro (no quadro 'Toque de Mestre', sobre o dia-a-dia dos clubes cariocas) e o dominical Bola em Jogo (quando analisava a rodada do final de semana, entre outros temas ligados ao futebol brasileiro).

Torcedor do América, Doalcey Camargo foi o criador do comentarista de arbitragem, e o primeiro foi ninguém menos que o lendário Mário Vianna.

O velório acontece a partir das 10h na capela 6 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona Sul. Seu corpo será cremado neste domingo (30), no Crematório do Caju, em cerimônia restrita aos familiares e amigos próximos.

*Com informações de Marcelo Rozenberg, da página Internet de Milton Neves.


O outro falecimento é o de Francisco Carioca.


Adeus ao 'Carica'

Fonte: Blog Patolino. Publicado em 29 de agosto de 2009.

Outra grande perda para o rádio do Rio foi a morte do comunicador Francisco Carioca, no final da noite desta sexta-feira (28).

Ele estava internado no Instituto Nacional do Câncer, e perdeu a batalha contra a doença, com a qual lutava há alguns anos.

Nascido em Ubá, Minas Gerais (mesma cidade natal de Ary Barroso), tornou-se carioca de coração, tanto que adotou o gentílico em seu nome.

Iniciou a carreira cedo, aos 17 anos, na Rádio Copacabana, encaminhado pelo próprio Ary.

Sua longa trajetória incluiu ainda as emissoras Mayrink Veiga, Guanabara, Tupi, Mauá, Globo, Capital e Manchete, que foi sua última casa.

Também foi o locutor oficial do Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado, onde anunciava eventos e solenidades.

Universalista, em seus programas trazia sempre mensagens de fraternidade e esperança. Uma frase que usava sempre na abertura de seus programas era: "Aqui Francisco Carioca e você aí, que é a razão mais importante".

Fora o rádio, outras duas paixões eram o Flamengo e a Mangueira. Atualmente, Francisco morava em Araruama, na Região dos Lagos, e a família ainda não decidiu onde será o enterro.

Neste sábado, ao abrir a Super Madrugada Tupi, pouco depois da meia-noite, o conterrâneo Fernando Sérgio fez uma emocionada homenagem ao colega e amigo, que você pode conferir abaixo.

*Com informações do repórter Jairo Ferreira e do Sentinelas da Tupi.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal