Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

O POSSÍVEL RETORNO DA RPC FM

Escrito em 12 de agosto de 2009 por Marcelo Delfino.

No meio de tanta desgraça acontecendo no moribundo dial FM carioca, surge um alento. A boataria dá conta do possível retorno da saudosa RPC FM, a melhor FM pop surgida no Rio depois da Cidade. A RPC original ocupou a frequência 100,5. Podemos retomar aqui parte da história da RPC, diretamente da resenha da FM O Dia:

No tempo em que foi rádio popular (apenas no primeiro ano), a RPC teve um mérito: dar dor de cabeça à rádio Cidade, já totalmente perdida. Seu primeiro programador foi Dodde, nosso colaborador da comunidade Dial♪ Rio de Janeiro e hoje gerente da JB FM, à época com 20 anos e em seu primeiro emprego em rádio. Ele programou a primeira música, às 6h da manhã do dia da inauguração como rádio popular (1º de agosto de 1988), embora hoje ele não lembre qual.

A RPC foi a rádio pop que mais se aproximou da criatividade da rádio Cidade de 1977. A RPC nunca cortava as músicas, sempre as tocava na íntegra. E privilegiava as versões mais longas das músicas, se a gravadora ou artista disponibilizasse. Tinha também muitos programas de DJs, alguns ruins, outros excelentes. Até José Roberto Mahr teve um programa lá.

A RPC também lançou vários artistas da música pop e do funk carioca, que teve espaço na rádio, mas com menos baixaria do que nos bailes. Foi a RPC que lançou o Gabriel O Pensador, ao ser a primeira rádio a tocar a versão demonstração da música "Tô feliz, matei o presidente". Claro que a música foi banida pela Polícia Federal, e também houve a intervenção contrária de uma assessora do governo Collor: a própria mãe de Gabriel.


A RPC já tem um endereço registrado nos EUA: www.rpcfm.com, que está registrado em nome de uma empresa da Zona Oeste carioca chamada Mercado do Rádio, firma especializada em trabalhos para emissoras de rádio.

A frequência da reencarnação da RPC FM é um mistério total. Há quem aposte que será 91,9 MHz, rádio de São Gonçalo outorgada à uma empresa de Ribeirão Preto chamada Rádio Sertãozinho. Se for assim, deverá haver uma associação entre a Rádio Sertãozinho e os detentores da franquia RPC FM.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal