Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

O RÁDIO NO SUL FLUMINENSE

Escrito em 10 de abril de 2004 por resendefazsom@bol.com.br.

Caro Editor

Moro em Resende, sul do Estado do Rio de Janeiro. Músico, DJ e metido a radialista, gostaria de colaborar com o site pois, para mim, o rádio é o mais fascinante meio de comunicação.

Primeiramente, gostaria de informar que é possível sintonizar todas as emissoras da cidade do Rio de Janeiro em Resende e Itatiaia, bem como em seus distritos de Penedo, Serrinha e Visconde de Mauá. Neste, por exemplo, dada a altitude, em certos pontos o sinal é tão forte que parece que estamos em frente ao Sumaré. E é bom lembrar que pela via Dutra a distância Resende-Rio é de 147 Km, já em linha reta com certeza é bem menos.

Por outro lado, no perímetro urbano, é possível sintonizar nos carros e em casa com uma simples antena interna. Porém nestes casos há bastante chiado dependendo principalmente do tempo e da hora. Isso sem falar das piratas. Portanto, informo que o alcance das emissoras é maior que o descrito no histórico de cada emissora.

Nota da Editoria: Nas resenhas das rádios, preferimos colocar apenas as rádios oficiais que podem ser sintonizadas em toda ou parte da cidade do Rio de Janeiro. Na abrangência, preferimos colocar apenas as localidades do Grande Rio (capital, Baixada, Niterói e São Gonçalo) onde as mesmas são sintonizadas, além de, eventualmente, a localidade de origem, se for de fora. Como acontece com as rádios de Petrópolis.

Quanto às rádios de Petrópolis, já curti muito a Tribuna quando morava em outro bairro da cidade. Muito rock progressivo em 1995 mais ou menos... Mas onde moro atualmente não pega. Também não faz falta, fiquei sabendo que virou programação “Pop rasteira” como vocês denominaram. Deve estar igual às duas FMs daqui... Porém, outras duas da mesma cidade são sintonizadas, infelizmente, com muita força: a tal de Melodia, e recentemente uma coisa chamada Evangélica FM (107,1). Esta recentemente me causou surpresa quando estava dando uma passeada no dial do meu rádio relógio! Para mim, depois da Catedral (que lembro de seu período experimental tocando todo o CD do Kenny G) só a Manchete... Mas de repente surgiu mais uma praga de rádio evangélica, que logo descobri por este site sua procedência. Coitado do povo de Petrópolis, não sei onde está pior...

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal