Voltar à seção História Voltar à Página Principal

LEMBRANÇAS DA ANTIGA TAMOIO AM

Escrito em 3 de abril de 2003 por Fabiano Henrique (Niterói-RJ).

Prezado Delfino,

Concordo plenamente com a sua indignação quanto à Manchete AM ter sido arrendada pela Voz da Libertação. O rádio que eles fazem é da pior categoria. Imagino que nem nos primeiros tempos do rádio no Brasil tenha sido feito coisa pior.

Hoje, enquanto lia um exemplar de 1959 da Revista do Rádio, vi um anúncio de página inteira da Rádio Tamoio. "Música, exclusivamente música!" - esse era o slogan. Era uma das primeiras emissoras a adotar um estilo de rádio puramente musical mecânico, isto é apenas usando discos. Na época em que a TV começava a concorrer com o rádio, a Tamoio estava adiante da concorrência buscando um novo caminho para a sua programação. Além disso, o texto dizia que a estação recebia mensalmente toneladas de discos e as músicas eram escolhidas criteriosamente.

Com o passar dos anos, a Tamoio se tornou célebre por sua programação musical baseada nas cores. Depois, transformou-se numa das primeiras emissoras voltadas para a juventude. Isso muito antes da Rádio Mundial.

Embora não tenha vivido naquele tempo, dá-me uma certa dor-de-cotovelo ler "sintonize 900 kc - bem no meio do dial" e hoje ouvir o que sobrou dessa emissora.

Conheço pessoas que trabalhavam lá e diziam que o ambiente de trabalho era do melhores. Já no final, o desrespeito: de uma hora para a outra, acabou a programação normal. Num dia de semana, a jornada esportiva foi encerrada, normalmente, à meia-noite. De repente, entrou uma gravação dizendo que, sob nova direção, a Tamoio transmitiria a Voz da Libertação. Nenhum funcionário foi avisado. Quase todos foram demitidos. Não se sabe o que foi feito da discoteca e dos arquivos.

Certamente, essa voz é da libertação sim. Mas da conta bancária desses boçais, porque nós estamos cada vez mais tolhidos e indefesos diante de tanta estupidez.

Fraternal Abraço,

Fabiano Henrique
Niterói - RJ

Voltar ao Início Voltar à seção História Voltar à Página Principal