Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

LP PROVA QUE TRANSAMÉRICA JÁ FOI MELHOR

Escrito em 13 de setembro de 2008 por Marcelo Delfino.

Houve um tempo, a partir de 1985, em que a Transamérica FM 101,3 era uma excelente opção de rádio pop no Rio de Janeiro. Planilha caprichada, programas variados, e tudo isso sem o Transnotícias e sem transmissões esportivas, portanto sem a pretensão de fazer rádio AM em FM.

Recebemos quatro fotos que reproduzem a capa e a contracapa do LP Transmania 2, coletânea de sucessos que a Transamérica e a EMI lançaram em 1987. É uma pequena amostra da programação da rádio na época.

As músicas de Rita Lee e Crowded House são as únicas que depõem contra o disco e a rádio. Ambas representam o pior do que se fez em matéria de música pop na época. Não por acaso, ambas fazem parte da lista de rest sellers que infestam as atuais rádios ditas "adultas".

As outras canções representam a qualidade e a variedade da música pop dos anos 80. Há inclusive duas músicas hoje banidas até da cota de flash-backs de todas as atuais rádios: A ida (Plebe Rude) e Acrilic on canvas (Legião Urbana). Em 1987, até as rádios pop procuravam selecionar bons lados B das bandas de rock. Não ficavam só em Proteção ou Eduardo e Mônica.

Lamentavelmente, a qualidade de todas as rádios piorou muito nos últimos 21 anos. De modo que não há nenhuma rádio com programação decente. E nenhuma rádio pop com autoridade para lançar uma boa coletânea como Transmania 2. Muito menos a decadente Transamérica Pop de hoje.

Foto da capa do LP Transmania 2

Foto da capa do LP Transmania 2

Foto da contracapa do LP Transmania 2

Foto da contracapa do LP Transmania 2

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal