Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal

DEPOIMENTO SOBRE O RÁDIO PAULISTANO E O DIAL DO LITORAL SUL FLUMINENSE

De: "Marcelo de Valécio"
Data: Sat, 29 Apr 2006 01:36:09

Amigos do rádio,

Desculpe mas não sei o nome de vocês. Acompanho o trabalho que fazem há muito tempo e acho ótimo, sempre atualizado e bem feito. Sou jornalista, paulistano e por diversas vezes já pensei em fazer um site (agora, blog!) na linha do que vocês fazem, direto, objetivo, sem frescuras, comentando o rádio paulistano, que também tem seus altos (poucos) e baixos (muitos). Ainda vamos trocar figurinhas sobre isso!

Hoje moro em Paraty e aqui é um desastre. Tem a Rádio Mania, que toca de pagode a rock-pop, passando por sertanejo e funk, numa salada indigesta. Há uma rádio comunitária (!), que vende espaço para quem quiser e você pode imaginar a programação. Do mais, às vezes, dá para pegar umas rádios de Angra, mas sem nenhuma personalidade. Para quem gosta de rádio como eu, é uma lástima. O jeito é a Internet. Fazer o quê?

Tenho 39 anos e cresci ouvindo a Excelsior FM (nos idos dos 70, era molequinho), quando o Maurício Krubrusly a dirigia, que tocava os melhores lados B do rock mundial. Essa fez história, pena que por pouco tempo. Depois veio a 97 FM, que pegava carona na linha da Fluminense FM. Nos primeiros anos, era alternativa sobre todos os aspectos. Era um desafio pegar a rádio, que ficava na região do ABC, eu morava na Zona Norte de SP e era um caos. Mesmo assim, a gente esquecia os chiados para escutar um rock de verdade. Depois teve a 89, que começou bem, mas depois "se vendeu" ao sistema. De lá para cá, nada de interessante. A Brasil 2000 nunca se firmou como college radio, sempre flertando com o rock farofa, a Mix nem se fala. Hoje eu escuto a Eldorado, que tá na linha da Paradiso, mas mais atualizada e um pouco mais ousada do que as demais "rádios adultas".

É isso.

Um grande abraço e muitos anos de vida!

Marcelo de Valécio

Voltar ao Início Voltar à seção Artigos Voltar à Página Principal