Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal

FIM DO GEOCITIES FORÇA MUDANÇA DE ENDEREÇO DO PRESERVE O RÁDIO AM

Escrito em 5 de julho de 2009 por Marcelo Delfino, com colaboração de Alexandre Figueiredo.

A cada dia que passa, diminuem as opções de hospedagem gratuita para portais (sites) da Internet. Como se não bastasse o HPG ter se tornado pago há alguns anos, agora é o Geoticies que está sendo desativado aos poucos, e será extinto até o fim do ano. Fala-se no mercado de informática que com a profusão de serviços mais simples, como blogs, Orkut, Twitter e outros, muitos internautas passaram a se comunicar de outras formas, não usando mais portais gratuitos.

A verdade é que há uma pequena parcela de pequenos portais cujos donos gostariam de continuar hospedando-os em servidores gratuitos. Um deles era este TRIBUTO. Com o iminente fim do Geoticies, decidi tirar o TRIBUTO do Geoticies após sete anos de bons serviços, e resolvi arcar com sua hospedagem em um servidor pago. A grande vantagem é que o TRIBUTO possui agora domínio próprio.

O portal parceiro Preserve o Rádio AM também enfrentou todos esses problemas de fim de provedores gratuitos. Seu editor Alexandre Figueiredo conta como tudo começou:

Um embrião do site foi testado no Planeta Terra, serviço de hospedagem de sites do portal Terra, entre junho e outubro de 2000. Mas já contava com um e-mail no Yahoo, em outubro. O site começou hospedado pelo Geocities. Surgiu em 30 de novembro de 2000. Por volta de abril de 2001, migrou para o portal HPG.

Transferiu-se em 2003 para o Geocities (onde já estava o TRIBUTO), e agora foi tirado do "ar" pelo próprio Geocities. Por motivos alheios à vontade do editor do Preserve o AM, ele foi obrigado a hospedar seu portal em outro provedor gratuito, o FortuneCity. Hoje, o portal ainda está em construção, mas o endereço já foi ativado.

Tanto o Preserve o AM como o TRIBUTO são muito relevantes no cenário da Internet brasileira. O Preserve o AM chegou a ser citado na revista Imprensa, e o TRIBUTO é lido por ouvintes e profissionais do rádio, tendo servido de fonte de pesquisa para universitários.

Nós, dos portais independentes da Internet, resistiremos bravamente, apesar das dificuldades. Enquanto pudermos, garantimos aos amigos internautas que continuaremos mantendo estes espaços para todo o mundo (literalmente) se manter informado.

Voltar ao Início Voltar à seção Notícias Voltar à Página Principal